Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Consuni aprova criação da Política de Assistência Estudantil da Ufersa

Assistência Estudantil, Conselhos, Estudante 27 de outubro de 2022. Visualizações: 4634. Última modificação: 27/10/2022 16:33:06

Danielle Martins, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, e Fernando Cordeiro, presidente da Comissão que elaborou a minuta do documento. Fotos cedidas.

A equipe de Assistência Estudantil da Ufersa comemora e divulga a criação da Política de Assistência Estudantil da Ufersa, aprovada no último dia 25 de outubro, por unanimidade, no Conselho Universitário. A Resolução estabelece um conjunto de diretrizes norteadoras da Assistência Estudantil da Ufersa, buscando garantir ações, projetos e programas que reforcem o direito ao ensino de qualidade, a igualdade de condições no acesso e permanência, o respeito às diversidades e outros princípios essenciais para a permanência e o êxito formativo do corpo discente, que vão além da vulnerabilidade socioeconômica.

Fernando Cordeiro, presidente da Comissão que elaborou a minuta do documento, destaca que a publicação da Política de Assistência Estudantil é um diferencial de poucas Instituições Federais de Ensino Superior, e torna-se “um marco para uma área tão estratégica das IFES, considerando o perfil dos estudantes da nossa Instituição”. Além disso, o presidente destaca que esta Política “reflete nossa realidade, sistematizando o que já temos e valorizando o presente, mas também mostrando o que queremos, pretendemos e criando bases para o futuro”.

Aliados à nova Política, são criados novos espaços de discussão sobre a assistência estudantil, “como um Comitê de Assuntos Estudantis e um Fórum Permanente, bem como a previsão de planejamento e avaliação constantes, a fim de aprimorar a execução da política”, explica Fernando Cordeiro.

Destaca-se ainda que o documento foi construído colaborativa e democraticamente, embasado em experiências exitosas de outras IFEs nordestinas, e com representatividade de discentes e servidores de todos os campi da Universidade. A comissão discutiu amplamente os princípios e objetivos da política, propondo uma perspectiva integral de assistência e de formação do ser humano, vislumbrando o desenvolvimento da Assistência Estudantil da Ufersa.

Danielle Martins, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, destaca que “a criação da Política de Assuntos Estudantis é uma meta importante prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufersa, que visa a superar a desigualdade de acesso ao ensino superior e fortalecer as condições de permanência dos discentes, ampliando a perspectiva das diretrizes para abranger também as questões ordem socioeconômica, pedagógica, psicológica, cultural e de saúde”.