Estudantes do ensino médio visitam laboratórios da UFERSA

Estudante, Eventos, Extensão 26 de outubro de 2022. Visualizações: 592. Última modificação: 26/10/2022 16:12:51

Estudantes de Ensino Médio visitaram laboratórios do campus da UFERSA em Mossoró nesta quarta, 26 (foto: Eduardo Mendonça/Assecom)

Durante a manhã do dia 26 de outubro, estudantes que participam da XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar foram convidados a conhecer os laboratórios do Campus Central da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A visitação faz parte do “UFERSA de Portas Abertas”, que chegou à 7° edição este ano.

Como parte da programação da Feira, a atividade leva os alunos pelas instalações da universidade, onde os responsáveis pelos laboratórios explicam o propósito do espaço e de seus instrumentos. O professor Fabrício Oliveira, membro da equipe responsável pela Feira, explicou o objetivo da atividade.

“O Portas Abertas é o momento em que a universidade abre os seus laboratórios para visitação do público que está na Feira de Ciências. É o momento de eles vivenciarem um pouco do que é a universidade, para que possam, em momento oportuno, estar aqui dentro como estudantes”, conta o professor.

Visita fez parte da programação da XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (foto: Eduardo Mendonça/Assecom)

Dentro do campus, 25 salas e laboratórios foram cadastrados para a visita. Este ano, após as restrições causadas pela Covid-19, o evento foi limitado ao público que está apresentando os trabalhos na feira de ciências. Em anos anteriores, estudantes que visitam as exposições da Feira de Ciências também puderam participar da visita aos laboratórios.

Maria Clara é estudante do 1° ano do Ensino Médio e conta que ficou encantada com a visita, após conhecer o Laboratório de Microbiologia Veterinária (Lamiv). “Como eu nunca tinha vindo, eu não sabia o quão grande era”, diz a estudante.

O professor Marlon Feijó foi o responsável por apresentar o Laboratório de Microbiologia Veterinária para os estudantes. Comentando sobre a visita, ele disse que “é uma satisfação receber os estudantes do ensino médio, por que é como um incentivo para que eles venham para a universidade’. O professor encerrou sua fala também destacando a importância de apresentar a ciência para todos, promovendo um maior acesso à universidade e à produção de conhecimento.

Também do 1° ano do ensino médio, Anny Beatriz ficou impressionada com o Laboratório de Parasitologia Animal. “Eu estou achando incrível, a visita está muito interessante. Eu já vim aqui outras vezes, só que não tive a experiência de visitar os laboratórios”, afirma Anny Beatriz.

A programação da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar acontecerá até a quinta-feira, dia 27 de outubro, no Expocenter.