
Cientista Alfredo Tolmasquim, do Museu de Astronomia abre Feira de Ciências na UFERSA/Foto: Cedida
Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Esse é o tema da palestra de abertura da XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que será aberta nesta segunda-feira, 24, a partir das 19h, no Auditório Amâncio Ramalho, no Auditório do Campus Central da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. O palestrante convidado é o cientista Alfredo Tolmasquim, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
A abertura contará também com a apresentação do teatro científico, com a peça: Ciência da Roda ou roda da ciência, pela Companhia Baobá de teatro. O espetáculo recupera algumas memorias e traços que informa vínculos históricos estabelecidos entre a ciência no Brasil e a história da roda, tecendo considerações sobre as possibilidades atuais dessa relação com a radioteatro.

Na peça o professor ator Francisco Souto aborda a ciência no Brasil e a história da roda/Foto: Cedida
Partindo de observações idealizadoras e memorias históricas Zeca Chapéu Grande, através da linguagem de cordel, com seu jeito peculiar, rimas e frases curtas apresenta a história da roda, em um acontecimento acústico de comunicação, utilizando mensagens do locutor, busca atingir o público em diversas situações, em conjunto ou individualmente, em locais determinados ou em movimento, respondendo solicitações do mundo moderno, industrial e tecnológico.
Um enredo que em expressão curtas, médias e de longas distâncias, ou em frequências moduladas, emitem ondas sonoras destinadas a um outro aparelho, humano, receptor: o aparelho auditivo. Sintonizadas, em grupo ou isoladamente, essas ondas irão contar e encantar o público, apimentando o enredo com danças de rodas. A graça do espetáculo não é saber o que acontece. É saber como acontece.
A Feira de Ciência do Semiárido Potiguar vai prosseguir até a próxima quinta-feira, 27 de outubro, com uma vasta programação do Expocenter, com a apresentação do trabalhos dos estudantes de Angicos, Apodi, Assú, Pau dos Ferros e Umarizal.
Paralelo a Feira de Ciências também acontecem a I Feira Kids do Semiárido Potiguar, o V Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido, a V UFERSA de Portas Abertas, Ciclo de Plaestras e Oficinas Mão-na-Massa, TV UFERSA e Minuto Ciência.
Confira a programação na íntegra: feira de ciencias 2022