Projeto da UFERSA e do MIT Brazil financiado pela Embaixada dos EUA seleciona estudantes

Estudante, Inovação, Internacionalização 24 de outubro de 2022. Visualizações: 1005. Última modificação: 24/10/2022 09:23:48

A partir desta semana estão abertas as inscrições para o projeto UFERSA-MIT Brazil Semiarid Rover Build-a-thon, projeto no âmbito do Programa Ciência para Todos. O projeto tem financiamento da Embaixada dos EUA no Brasil e integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022. O objetivo do projeto é proporcionar uma experiência de educação mão-na-massa em abordagem STEAM para estudantes da UFERSA, do MIT e de escolas públicas do Semiárido.

O coordenador do projeto Professor Felipe Ribeiro destaca a importância da oportunidade para os discentes da Universidade. “Pela primeira vez a UFERSA tem uma parceria com o MIT, que frequentemente é listado em primeiro lugar nos rankings das melhores universidades do mundo, será uma excelente oportunidade, tanto para os professores envolvidos, mas especialmente para os estudantes, tanto os de graduação da Ufersa quanto os das escolas estaduais envolvidos”, afirmou.

Rosabelli Coelho, diretora do Programa no Brasil no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT-Brazil Program), também acredita do sucesso da iniciativa. “Estamos animados com a troca de experiências em ensino e aprendizagem através das oficinas que faremos com a liderança da UFERSA. Os estudantes do MIT que participam de oportunidades como estas saem inspirados, enriquecidos e conectados ao Brasil de forma relevante, através dos laços criados com professores, estudantes da universidade e do ensino médio”, destacou. Ao todo serão selecionados dez estudantes de graduação da UFERSA e 35 estudantes das escolas estaduais.

O ptofessor Matheus Menezes, do Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFERSA explica que os estudantes serão divididos em grupos temáticos. “O objetivo é construir um rover controlado remotamente para exploração da caatinga”, adiantou.  A construção de um rover envolve uma etapa de concepção e construção estrutural, onde os participantes definirão a forma, os sensores  e as capacidades do veículo, e também uma etapa de  programação e visualização de dados para que os estudantes possam controlar o veículo e interagir com o ambiente em si, coletando informações relevantes da caatinga.

Para se inscrever o estudante pode acessar o formulário clicando no link. As inscrições vão até dia 31 de outubro de 2022 e o edital completo pode ser acessado aqui