Parque Científico e Tecnológico do Semiárido é apresentado na UFERSA

Infraestrutura, Inovação, Pesquisa 24 de outubro de 2022. Visualizações: 935. Última modificação: 24/10/2022 11:25:50

Reitora Ludimilla Oliveira fez abertura da reunião (foto: Assecom)

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (NIT/UFERSA) promoveu um encontro de apresentação do Parque Científico e Tecnológico do Semiárido no dia 21 de outubro. Além de representantes do NIT/UFERSA, gestores e servidores da universidade, o evento contou com a presença de representantes das instituições parceiras no empreendimento: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Sebrae/RN. Após um momento de apresentação da proposta e da estrutura do parque, que deve entrar em funcionamento em 2024, os participantes foram até o local das obras, que já está com 40% dos trabalhos finalizados.

“Nossa intenção hoje é que todos esses parceiros possam ver as obras de perto e percebam como o equipamente está estrategicamente localizado próximo à UFERSA, UERN e IFRN”, detalha Júlio César Rodrigues de Sousa, diretor do NIT/UFERSA. “A partir desse encontro com certeza nós vamos seguir dialogando e encontrando maneiras de avançar ainda mais”, acrescenta.

Júlio César Rodrigues, diretor do NIT/UFERSA, apresenta estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Semiárido (foto: Assecom)

A reunião foi realizada no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA (PROPPG) com a presença da reitora Ludimilla Oliveira. De acordo com ela, o trabalho de construção do Parque é anterior ao início das obras, já que as atividades de inovação já ocorrem em todas as instituições representadas, assim como a parceria que vem sendo construída ao longo dos anos. “O prédio é apenas o local, mas a alma dele somos todos nós aqui presentes” disse ela. “Esse é um momento de alinhamento e também de avançarmos nas discussões sobre a implantação desse equipamento”.

A reitora também aproveitou o momento para reconhecer a importância do trabalho realizado por gestões anteriores, citando o investimento em infraestrutura dos professores José de Arimatea de Matos e Josivan Barbosa Menezes Feitoza. “Na nossa história de 55 anos vimos que o investimento em agricultura que marcou o início da ESAM foi sendo transversalizado por outras áreas, em uma trajetória que nos trouxe até aqui”, afirmou Ludimilla Oliveira. O ex-reitor Josivan Barbosa participou do evento e acompanhou a visita às obras do parque.

Representantes da UFERSA, UERN, IFRN e SEBRAE em visita às obras do Parque Científico e Tecnológico do Semiárido (foto: cedida/arquivo pessoal)

Representando a UERN, participaram do encontro o vice-reitor Chico Dantas; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Ellany Gurgel Cosme do Nascimento; o pró-reitor adjunto Cláudio Lopes de Vasconcelos; e a chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo Cintia Freitas.

Já o IFRN foi representado pelo servidor Paulo Fernandes, integrante da incubadora tecnológica de Mossoró (ITMO/IFRN). Outra instituição presente foi o SEBRAE/RN, representado por Paulo Miranda, gerente da Agência Sebrae Oeste.

O Parque Científico e Tecnológico do Semiárido está sendo construído em um terreno de 7.500 m² e contará com uma área construída de mais de 2.000 m². Serão 35 ambientes para atividades de pesquisa e inovação.