Mais de 180 estudantes participam da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira em Mossoró

Extensão, Serviços 22 de outubro de 2022. Visualizações: 741. Última modificação: 22/10/2022 17:54:47

Aplicação de provas da terceira fase da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) no campus de Mossoró da UFERSA (fotos: Assecom)

Neste sábado, dia 22 de outubro, estudantes de Ensino Fundamental e Médio de sete escolas dos municípios de Mossoró, São Miguel e Upanema participaram da 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). A UFERSA sediou a aplicação das provas nos campi de Mossoró e Pau dos Ferros, sob a coordenação do professor Kleber Formiga, do curso de Ciências Contábeis. Foram 181 alunos classificados para esta fase da competição, que aconteceu também em outras cidades do país.

“A nossa expectativa é conseguir trazer um número cada vez maior de escolas”, afirma Kleber Formiga, coordenador da regional de Mossoró na OBEF. “Até porque depois desse primeiro contato nós nos colocamos à disposição para dar suporte sobre temas de Educação Financeira, seja por meio de oficinas, palestras, capacitação para os professores”, enumera.

Os professores Tayara Cristina Benigno e Victor Dantas, do Colégio Diocesano; a estudante Sophia Karise; e os professores Aldefran Anderson da Silva e Matheus Klisman, da escola evangélica professor José Inácio da Costa (fotos: Assecom)

Com apenas nove anos, os amigos Rafael Prado Aguiar e Lucas Morais Costa, do 3º ano do Ensino Fundamental, conseguiram se classificar nas fases anteriores e chegaram cedo ao campus Leste da UFERSA para participar da penúltima etapa da competição. Eles contam se prepararam resolvendo provas de edições anteriores. “Conguimos acertar muitas questões depois de fazer outras provas”, comemora Rafael.

Sophia Karise Gomes de Sousa, do primeiro ano do Ensino Médio, conta que já participou de outras edições da competição. “Eu gostei bastante porque é uma prova simples para quem já tem proximidade com esse tema da Educação Financeira”, afirma a estudante. “Pra quem se preparou, seja estudando sozinho, seja na escola, eu acho que vai ser uma prova tranquila de fazer”.

Provas também foram aplicadas no campus de Pau dos Ferros da UFERSA (foto: Reudimam Sousa/UFERSA)

Além de Mossoró, estudantes dos municípios de São Miguel e Upanema também participaram da terceira fase da OBEF. Para facilitar a participação de cinco estudantes de Ensino Fundamental da cidade de São Miguel, o diretor do campus de Pau dos Ferros, Reudismam Sousa, disponibilizou uma sala da unidade para a aplicação das provas.

O professor Kleber Formiga (terceiro da esquerda para a direita), juntamente com a equipe que organizou a aplicação das provas no campus de Mossoró (foto: cedida/arquivo pessoal)

Já os professores Aldefran Anderson da Silva e Matheus Klisman, da escola evangélica professor José Inácio da Costa, localizada em Upanema, fizeram uma viagem de cerca de 45 minutos para estar presentes à terceira fase da competição em Mossoró. Eles participam da olimpíada desde a primeira edição realizada em 2019 e já contabilizam as primeiras medalhas. “No ano passado, em formato remoto, nós tivemos cinco medalhistas”, conta Matheus. “Então esse ano nós viemos com a perspectiva de aumentar esse número”.

A preparação para as provas, de acordo com eles, acontece ao longo de todo o ano letivo por meio de aulas semanais de Educação Financeira.

Em Mossoró, o Colégio Diocesano conseguiu reunir o maior número de estudantes classificados para a terceira etapa da competição: foram mais de 130 alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os professores de Matemática Tayara Cristina Benigno e Victor Dantas, esse é o resultado de uma preparação que dura o ano todo. “Nós fazemos aulas semanais preparando justamente para a olimpíada, com resolução de provas anteriores e também trabalhando os temas que podem ser abordados”, diz Victor.

A quarta e última fase da competição será realizada no dia 05 de novembro, também na UFERSA.