V ECOP mostra potencial do Alto Oeste Potiguar na área de computação

Estudante, Extensão, Inovação 20 de outubro de 2022. Visualizações: 734. Última modificação: 20/10/2022 14:53:10

Poeta pauferrense, Robson Renato Sales, deu boas vindas aos participantes do ECOP com a tradicional poesia nordestina, o cordel (Foto: Assecom)

O Encontro de Computação do Oeste Potiguar (ECOP), promovido pelo Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), chega à quinta edição com número recorde de participantes. Aberto nesta quarta-feira, 19, o V ECOP prossegue até amanhã, dia 21, com uma vasta programação e mais de 600 inscritos. A abertura oficial contou com a participação da reitora da UFERSA, professora Ludimila Oliveira, que foi prestigiar o encontro que já faz parte do calendário anual do Campus, localizado na Região do Alto Oeste Potiguar. Antes, o poeta pauferrense, Robson Renato Sales, deu boas vindas aos participantes com a tradicional poesia nordestina, o cordel.

Reitora Ludimilla Oliveira anuncia novos editais para tecnologia e inovação/Foto: Assecom

Reconhecendo a importância do ECOP para a Universidade, a reitora anunciou para os estudantes de Pau dos Ferros o lançamento de dois novos editais que vão contemplar exclusivamente os três campi da UFERSA, ou seja, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. “O primeiro edital é voltado para pesquisa e inovação e, o segundo, para a área da inovação. São iniciativas da gestão visam incentivar a inovação e a tecnologia, bem como reconhecer o trabalho que é desenvolvido, como por exemplo, o ECOP que tem uma importância muito grande para a instituição”, anunciou a professora Ludimilla Oliveira.

A reitora ressaltou ainda o potencial e a vocação do Campus Pau dos Ferros para a área da tecnologia. “O nosso potencial tem sido bem superior a de outras universidades com o mesmo porte que a nossa, inclusive, com perspectiva internacional por meio de uma cooperação técnica com a NASA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e a Universidade de Mackenzie”, afirmou.

Professor Segundo ressalta oportunidades para os estudantes/Foto: Assecom

Para o vice-coordenador do ECOP, o professor Francisco Segundo, o sucesso do evento se deve a participação dos mais de 60 colaboradores que se esforçaram para que tudo saísse organizado superando todas as expectativas. “Primeiro dia, auditório lotado, bem como os minicursos com muita adesão, inclusive, com a participação do público externo interessados nas temáticas relacionadas às tecnologias da ciência da computação”, considerou o professor Segundo.

O ECOP tem como proposta mostrar o potencial de empreendedorismo, inovação e de negócios existentes no Campus Pau dos Ferros, além de colocar os acadêmicos em contato com grandes empresas, inclusive, de fora da região, como por exemplo, a empresa Novadata, do Rio de Janeiro, que já conta em seus quadros de colaboradores com mais de 10 estudantes da UFERSA Pau dos Ferros. “É um evento que abre portas onde conseguimos fazer network promovendo a tecnologia no Alto Oeste”, afirmou.

V ECOP bate recorde de participantes/Foto: Assecom

Para o professor Segundo, o campo de trabalho para os profissionais de computação vivenciam um período de muito aquecimento. “Na verdade, antes mesmo de concluir o curso, a maioria já tem um emprego garantido, o mercado se encontra muito aquecido tanto que podemos afirmar que ná área de tecnologia não temos escassez de trabalho”, afirmou. O professor disse ainda que os concluintes dos cursos da Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação e Engenharia de Software da UFERSA Pau dos Ferros têm conquistado espaço no mercado de trabalho. “Temos uma aceitação muita boa com vários alunos com cases de sucesso, por sinal, tivemos uma mesa redonda formada por ex-alunos do campus que estão trabalhando na área”, pontuou.

O ECOP oferece ainda para aos participantes atividades práticas como Hackathon – desenvolvedores de software – quando os alunos “colocam a mão na massa para desenvolver uma solução num curto espaço de tempo”, a Olimpíadas de Programação, a Cop Games, Jogos Eletrônica, entre outras atividades práticas. No encerramento, afirmou o professor Segundo, haverá a premiação dos melhores trabalhos apresentados na V ECOP, além de um show musical com duas bandas.