Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Reitores da AFEBRAS se reunem com ministro da educação

Gestão 13 de outubro de 2022. Visualizações: 562. Última modificação: 13/10/2022 10:26:21

Reitores integrantes da AFEBRAS reunidos com o ministro da Educação em Brasília (foto: cedida/arquivo pessoal)

Os reitores integrantes da Associação de Reitores das Universidades Federais (AFEBRAS) – Cândido Albuquerque (UFC), Valdiney Gouveia (UFPB), Paulo Fagundes (UNIVASF), Ludimilla Oliveira (UFERSA), Janir Soares (UFVJM), Herdjania Lima (UFRA), Alex Marinho (UFDPAR) e vice-reitor Antônio Carlos Ancelotti (UNIFEI) – estiveram reunidos com o Ministro da Educação Victor Godoy e com o Secretário Executivo Adjunto do MEC, José de Castro Barreto, na última terça (11), em Brasília.

Além de mostrarem as conquistas das universidades federais nos últimos anos, os participantes discutiram o orçamento do MEC e das instituições federais de ensino superior, mostrando a preocupação do grupo com eventuais contigenciamentos que possam atingir as atividades acadêmicas das IFES.

Em adendo, os reitores pontuaram a necessidade não só de manter os orçamentos previstos, mas também a necessidade de ampliar os investimentos para 2023, notadamente para aumentar a capacidade de pesquisa das federais, entidades que hoje são responsáveis por mais de 90% da pesquisa nacional. Os representantes ouviram dos dirigentes do MEC o firme propósito do Ministério de atender as necessidades atuais das universidades e o compromisso de lutar pela ampliação de seus respectivos orçamentos para 2023.

Em seguida, os reitores da AFEBRAS foram recebidos pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Senador Ciro Nogueira, a quem mostraram as conquistas mais recentes das IFES, expuseram o propósito de aperfeiçoar o ensino superior brasileiro e solicitaram apoio financeiro para o MEC. A ideia é garantir maiores investimentos para as Universidades, não só para custeio, mas também para investimentos, como forma de fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação das universidades.

Os reitores saíram otimistas das reuniões e reafirmaram o compromisso de estreitar o diálogo com as instâncias governamentais em busca de apoio para as Universidades.

Fonte: Presidência da AFEBRAS