Com a proposta de proporcionar visibilidade para a população Trans, grupo esse interligado a comunidade LGBTQIA+ que na sua grande maioria tem barreiras para chegar no ensino superior. Pensando nessa questão é que está Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Assessoria de Comunicação e a Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – CAADIS, estão organizando a exposição Trans (formação) acadêmica. Os interessados em participar da ação de extensão devem enviar um e-mail para caadis@ufersa.edu.br, escrevendo no assunto Exposição Trans (formação) acadêmica ou enviando mensagem para WhatsApp: 84 999804948.
A ideia é produzir painéis fotógrafos tendo como protagonistas pessoas Trans seja elas discentes, docentes, técnico-administrativos e servidores terceirizados da comunidade acadêmica da UFERSA. Além das fotos, os painéis trarão pequenos textos desses protagonistas sobre a importância de ocupar o ambiente universitário.
“A proposta é apresentar para toda a sociedade a importância da conquista da universidade por esse segmento da população que na sua grande maioria ainda não se imagina inserida no ambiente acadêmico”, afirma Fernanda Kallyne, coordenadora da CAADIS.
A produção das fotos será no ambiente da Universidade na segunda quinzena de outubro e, a exposição deverá acontecer no mês de dezembro, em data ainda não definida pela organização.