Estudantes do campus de Pau dos Ferros conquistam primeiro lugar em Maratona de Programação

Ensino, Estudante 10 de outubro de 2022. Visualizações: 703. Última modificação: 10/10/2022 11:08:48

UFERSA – Prosoft é composta pelos estudantes Helton Wylammi, Pedro Henrique e Mizael Eduardo, tendo como Coach, o professor Reudismam Rolim/Foto: Cedida.

A turma de computação do Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido conquistou a primeira colocação na Maratona de Programação, realizada em Juazeiro do Norte, no Ceará. O evento que é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação acontece desde 1996. A equipe da Universidade, batizada de UFERSA – Prosoft, é composta pelos estudantes Helton Wylammi Costa Pinto, Pedro Henrique da Costa e Mizael Eduardo Dos Santos, tendo como Coach, o professor Reudismam Rolim de Sousa, diretor do Campus.

“As competições da Maratona de Programação da SBC costumam atrair o interesse de grandes coorporações, como Google, Facebook, Microsoft, então, o resultado é um indicador positivo, em um processo de despontar a UFERSA como celeiro de grandes programadores e potência na área de Tecnologia da Informação, contribuindo tanto para a formação discentes, os motivando para alcançar posições de destaque, bem como para atrair empresas em busca dos talentos formados na instituição”, considerou o professor Reudismam Rolim.

Integrantes da UFERSA Prosoft comemoram vitória/Foto: Cedida

A Maratona de Programação se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas em situação de pressão.

“A maratona da SBC faz com que eu me esforce cada vez mais para aprender novas formas de resolver problemas usando algorítimos e isso tem me ajudado muito no campo profissional”, afirmou Pedro Henrique. Ele espera que mais equipes possam vir a participar nos próximos anos, desde o ensino fundamental até o superior, pois segundo o estudante é uma experiência única.

As competições acontecem em várias sedes onde em cada uma são premiados os três primeiros colocados. Na sede de Juazeiro do Norte a UFERSA Prosoft conquistou a primeira colocação. Ao todo, foram 5 horas de competição em que os competidores precisavam resolver uma série de problemas. A sede de Juazeiro contou com 8 equipes, sendo a da UFERSA uma das participantes.

Mais informações: https://unifapce.edu.br/maratona-sbc/

Fonte: site do evento: https://maratona.sbc.org.br/sobre22.html

A sede de Juazeiro contou com 8 equipes, sendo a da UFERSA uma das participantes da Maratona de Programação da SBC/Foto: Cedida