UFERSA abre vagas para preceptores do Programa de Residência Pedagógica

Ensino 29 de setembro de 2022. Visualizações: 2341. Última modificação: 29/09/2022 10:06:08

PRP integra a Política Nacional de Formação de Professores com o objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura/Foto: Eduardo Mendonça

Estão abertas as inscrições para professores da educação básica que desejem atuar como preceptor no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Serão oferecidas, ao todo, 30 (trinta) vagas para professores da rede pública, em exercício nas escolas habilitadas na plataforma SICAPES pelas Secretarias Municipais e Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O professor preceptor acompanhará o estudante residente na escola, auxiliando na elaboração de planos de aula e na execução da prática pedagógica.

Para participar da seleção é necessário ser professor da escola de educação básica das redes públicas de ensino que integra o projeto institucional e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto. É exigido que o professor tenha, no mínimo, dois anos de atuação no magistério.

As vagas serão distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Interdisciplinar Libras/Português, Pedagogia, Língua Inglesa, Educação do Campo e Computação, com a distribuição das vagas entre os subprojetos que

compõem o Programa de Residência Pedagógica da UFERSA (PRP/UFERSA).

O valor da bolsa é de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), com um período máximo de concessão previsto para 18 meses. Para os interessados, as inscrições estão abertas até o dia 1 de outubro, através do Formulário de Inscrições. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejrK8o2KgnNuj8rjEzCbdUIhwAJ-j4qVMcUBpMZ-WtNw35iw/viewform)

Confira mais informações no edital