Pesquisa utiliza modelos de aprendizado de máquina para prever taxas de câmbio

Pesquisa 29 de setembro de 2022. Visualizações: 322. Última modificação: 29/09/2022 09:25:43

Utilizando como base suas pesquisas prévias, o pesquisador da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Lucas Godeiro, trabalhou a metodologia de aprendizado de máquina para possibilitar ganhos estatísticos e econômicos para investidores.

Em conjunto com os pesquisadores Diógenes Pinheiro, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e Elvira Medeiros, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o professor da UFERSA publicou o artigo “Previsão da taxa de câmbio para a Economia brasileira utilizando preditores macroeconômicos e aprendizado de máquina supervisionado”.

Segundo Lucas Godeiro, a pesquisa “mostra como modelos de aprendizado de máquina ajudam a antecipar os movimentos, ou seja, prever o câmbio. Por exemplo, se eu vou viajar para o exterior, esses modelos indicam se fica melhor comprar o dólar ou esperar mais um pouco, para mais perto da viagem. Ou também para investir, se vale a pena investir em dólar ou não.”

Na área do machine learning, ou, em português, aprendizado de máquina, três métodos foram utilizados para obter maior precisão nos resultados: Ridge, LASSO e Elastic Net.

Godeiro, em outras de suas pesquisas, explorou diferentes áreas da economia mundial. No artigo “Sincronização entre as taxas de inflação dos países”, feito em coautoria com o pesquisador Bruno José, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é objetivado mensurar a cointegração entre as taxas de inflação dos países mais industrializados e de países ainda em desenvolvimento.

A pesquisa focou no grupo econômico G7, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, e o grupo em desenvolvimento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), no período de 1997 a 2019.

“A relação da inflação entre os países, como em situações de guerras”, explica o professor sobre o intuito do trabalho. “Como o aumento da inflação internacional, em países como Alemanha e Estados Unidos, podem influenciar na inflação local, do Brasil e de outros países emergentes”.

Ambos os trabalhos serão apresentados em dezembro, no 50º Encontro Nacional de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).