Estudantes do campus de Angicos visitam setores do campus de Mossoró

Estudante, Meio Ambiente 28 de setembro de 2022. Visualizações: 418. Última modificação: 28/09/2022 11:20:43

Estudantes do campus de Angicos visitaram setores do campus de Mossoró dedicados à geração de energia renovável e à reciclagem de resíduos (foto: Assecom)

Um grupo de alunos da disciplina de Fontes Alternativas de Energia, do campus de Angicos, visitou nesta quarta (28) setores da UFERSA em Mossoró dedicados à produção de energia limpa e à reciclagem de resíduos sólidos. De acordo com a professora Valquíria Melo, que ministra a disciplina, o objetivo da visita foi oferecer aos estudantes um contato direto com as possibilidades que eles viram em sala de aula.

“Sair da sala de aula é a melhor forma de eles expandirem o conhecimento e perceberem como as energias renováveis de fato funcionam”, diz ela, que já acompanhou o grupo a outros destinos que também utilizam fontes alternativas de energia, como o Complexo da Barragem de Oiticica, localizado no município de Jucurutu. No campus de Mossoró, o grupo formado por 21 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Bacharelado em Ciência e Tecnologia esteve na Usina Solar; no Abrigo Temporário de Resíduos Sólidos; na Usina de Compostagem; e no setor de Mudas.

A estudante Eduarda Dantas conta que se matriculou na disciplina por conta da relevância cada vez maior das fontes alternativas de energia. “Eu já tinha interesse nesse tema e já sabia também da importância dele, por isso fiz questão de fazer esta disciplina”.

Etevaldo Saraiva, que também participou da visita, conta que para a sua formação com Engenheiro Civil é essencial vivenciar possibilidades diferentes de atuação no mercado de trabalho. “Temos que ter o máximo de conhecimento possível, porque podemos atuar em muitas áreas diferentes e a geração de energias renováveis é uma delas”.