Programas de Pós-Graduação da UFERSA recebem avaliação da CAPES

Pesquisa 26 de setembro de 2022. Visualizações: 509. Última modificação: 26/09/2022 09:52:48

Pesquisas do Programa de Fitotecnia/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido conheceu os resultados preliminares da avaliação quadrienal dos seus programas de pós-graduação. A referida avaliação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todo o país.

A avaliação da Pós-Graduação é ser realizada por pares, com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas por cada PPG na Plataforma do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira. Os programas se distribuem de 1 a 7, porém o valor mínimo para o funcionamento de um curso de mestrado é a nota 3.  Programas com notas 6 e 7 possuem  excelência e se constituem referências para suas respectivas áreas.

Nota abaixo de 3 recebe o conceito A, relativo a um programa novo e recém-criado. No caso da UFERSA, os programas de pós-graduação em Administração e em Direito tinham o conceito A e após passarem pela primeira avaliação, receberam a nota 3.  Para o Professor Ulisses Reis, Coordenador do Programa em Direito: “A nota 3 recebida pelo programa transmite a segurança de que o trabalho está sendo feito de forma correta. O programa é muito jovem, tendo iniciado suas atividades em 2019. Essa é a sua primeira avaliação. O reforço da nossa recomendação e a atribuição do nosso conceito nos permite reavaliar o planejamento e sintonizá-lo com a melhores práticas da área de direito”.

Já o Professor Renan Felinto, Coordenador do programa em administração, comenta que a recomendação da Capes e a atribuição da nota 3 ao PPGA, em sua primeira avaliação, vem premiar o trabalho contínuo empreendido desde meados de 2015, de implantar na UFERSA o primeiro Mestrado em Administração da região do Semiárido. O referido professor acrescenta que tendo iniciado suas atividades em 2020, o PPGA cresceu nestes dois anos, tanto no que se refere ao corpo docente, como à produção qualificada; mas principalmente, sua contribuição se manifesta na transformação significativa da vida dos seus alunos.

Três programas subiram da nota 3 para 4, quais sejam, o programa em Ambiente, Tecnologias e Sociedade (PPGATS) e o programa em Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCEM) e Pós-ensino. Com esse resultado a UFERSA passa a contar com quatro programas com conceito 4. Segundo a professora Elis Regina, Coordenadora do PPGATS: “O resultado obtido na avaliação quadrienal 2017-2020 é importante não apenas para o curso manter seu funcionamento, mas para que se apresente diferenciado qualitativamente no cenário de formação de pós-graduação, impactando diretamente e indiretamente em sua capacidade de angariar recursos e visibilidade”.

O Professor Odolberto também comemorou o resultado obtido. “Somos gratos ao empenho de todos, o resultado dessa avaliação deu-se pelo esforço de cada um na execução das ações planejadas. Agradecemos ainda, aos que fazem a PROPPG/UFERSA, especialmente a secretaria dos programas, pois sempre estão dispostos a contribuiu positivamente para o êxito dos programas”.

Concernente aos programas profissionais, o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) passou de 4 para 5. O MNPEF trata-se de um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física.

Professor Glauber Nunes, da Proppg/Foto: Cedida

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFERSA, Professor Glauber Henrique de Sousa Nunes, o resultado da avaliação pode ser considerado como positivo. “Tivemos um aumento de conceito em quatro dos 18 programas da instituição”. Por outro lado, os demais cursos que mantiveram suas notas, têm o potencial para evoluir na próxima avaliação quadrienal, entre eles, estão os Programas de Fitotecnia (PPGFITO); de Manejo Solo e Água (PPGMSA); de Ciência Animal (PPGCA); do Desenvolvimento e Meio-Ambiente (PRODEMA); Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI); de Produção Animal (PPGPA); de Ciência da Computação (PPGCC); Ecologia e Conservação (PPGEC); de Engenharia Elétrica (PPGEE) e os Programas Profissionais: em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT); de Matemática (PROFMAT) e de Administração Pública (PROFAP).

Programas como PPGFITO, PPGCA e PPGCTI, apresentaram importantes avanços na avaliação, faltando muito pouco para sua ascensão de conceito. Ainda, segundo o professor, “temos o desafio de trabalhar com o intuito de fortalecer os programas nesses dois próximos anos”. A PROPPG e as coordenações dos programas ampliarão os esforços para promover a evolução dos programas de pós-graduação na próxima quadrienal.

A UFERSA conta com 18 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 14 acadêmicos e 4 profissionais. Para maiores detalhes dos nossos programas acesse a página https://proppg.ufersa.edu.br/ .