Servidores participam de capacitação sobre o SEI

Gestão, Servidor 21 de setembro de 2022. Visualizações: 355. Última modificação: 21/09/2022 11:14:53

Servidores de pró-reitorias e superintendências da UFERSA participam de capacitação sobre o SEI (foto: Assecom)

Cerca de 20 servidores da UFERSA participam de uma capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nesta terça e quarta-feira, dia 20 e 21 de setembro, na reitoria da universidade. A capacitação é oferecida por Luís César Marques de Vasconcelos, Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) que atua como administrador do sistema SEI na instituição.

A iniciativa de promover a formação partiu da chefia de gabinete da UFERSA, onde o sistema SEI já está instalado e pronto para ser utilizado pelos servidores. Para este momento inicial foram convidados dois servidores de cada Pró-reitoria e de cada superintendência da instituição.

O servidor da UFC, Luís César Marques de Vasconcelos, ministrou formação na reitoria da UFERSA (foto: Assecom)

“É um sistema que já conecta muitos órgãos da administração pública federal e que dá celeridade aos processos”, explica. “Mas sabemos que ele é complexo e que iremos precisar de mais capacitações”. Após esse momento inicial, segundo ela, outros setores serão contemplados com formações específicas sobre elaboração de documentos, envio e recebimento de processos, entre outras funcionalidades.

“Como temos uma parceria com a UFC, entramos em contato com a reitoria da universidade e eles nos disponibilizaram essa capacitação que é um primeiro momento de contato para os nossos servidores”. De acordo com Cláudia, o SEI já está pode ser utilizado na UFERSA. “Foram dois anos de trabalho até que a instalação fosse feita na universidade”, diz ela.

Alexandre Miranda Rocha, diretor da Divisão de Aquisição de Materiais e Serviços, participou da capacitação e já tem conhecimento das vantagens trazidas pela utilização do SEI. “No primeiro momento nós vimos a abrangência que esse sistema oferece, principalmente no que se refere à padronização de documentos”, diz ele.

O contato com o servidor da UFC que ministrou a capacitação permitiu que os representantes da UFERSA entendessem como foi o processo de implantação do SEI na instituição cearense. “Vimos que não foi algo que aconteceu de repente, que os servidores tiveram um período para se capacitar e para começar a utilizar o sistema”, destacou Alexandre.