Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA promove formação em estratégias de ensino inovadoras para docentes do Curso de Medicina

Ensino, Internacionalização 19 de setembro de 2022. Visualizações: 156. Última modificação: 19/09/2022 17:15:00

pró-reitora de graduação, professora Kátia Cilene, ratificou a importância da cooperação técnica entre a UFERSA e a Universidade do México que é a maior da América Latina/Foto: Assecom

Com a proposta de estreitar laços com a Universidade Nacional Autónoma do México, numa consolidação de vínculos entre as duas instituições, especialmente no que se refere à área médica, a professora Gloria Araceli García Miranda, ministrou curso para docentes de medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A ideia é formular intercâmbios entre professores de medicina dos dois países.

A professora mexicana ministrou o curso “Estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras”, com um conjunto de estratégias inovadoras voltadas para aprender a problematizar, tomar decisões, e desenvolver outros modelos de representação de conhecimentos ou de realidades sociais.  Para a professora Gloria Araceli também é importante valorizar o ensino da medicina com um projeto pedagógico que possibilite vincular os cursos de medicina as demais áreas, como por exemplo, a veterinária, a biologia, a ecologia, a ciência agrícola, entre outros.

“Penso que de forma interdisciplinar a UFERSA tem potencialidades para desenvolver um modelo de Saúde Única,  pontuou. A proposta é voltada para um trabalho interdisciplinar com foco numa saúde única, ou seja, dos animais, das plantas, das pessoas e também do meio ambiente. “Esse é o fundamento para a saúde única”, frisou.

Professora Gloria Araceli é Bióloga pela Universidad Nacional Autónoma de México/Foto: Assecom

A pró-reitora de graduação, professora Kátia Cilene, ratificou a importância da cooperação técnica entre a UFERSA e a Universidade do México que é a maior da América Latina. “Uma cooperação importante para formação dos nossos docentes, bem como de mobilidade entre as duas instituições, principalmente no momento em que a UFERSA trabalha na reformulação curricular do curso de medicina”. Segundo a professora Kátia, a vinda da professora Gloria representa “um passo importante nessa reta final de reconhecimento do curso de medicina da UFERSA”.

A professora Gloria Araceli é Bióloga pela Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM, Especialista em Políticas Públicas e Avaliação da Educação Superior com Enfoque Latinoamericano pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Hebraica – México. Atualmente é professora-pesquisadora no Curso de Medicina da Facultad de Estudios Superiores Iztacala – UNAM e desenvolve docência e pesquisa em saúde global, competências culturais, investigação sócio-médica e desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem. Autora de dois livros, dos capítulos de livro e diversos artigos publicados em revistas científicas. Participante de um projeto acadêmico em colaboração com autores das universidades de Gissen y Marburg na Alemanha; de Graz na Áustria e Harvard nos Estados Unidos. Foi professora visitante na Universidade de San Pablo Tucumán na Argentina e Xi’an International Studies University na China.