Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Feira Agroecológica retoma as atividades na UFERSA Mossoró

Extensão, Responsabilidade Social 8 de setembro de 2022. Visualizações: 105. Última modificação: 08/09/2022 15:06:05

A Feira possibilita a comunidade acadêmica adquirir alimentos saudáveis, orgânicos, agroecológicos, produzidos pela agricultura familiar/Foto: Eduardo Mendonça

Retornando após a suspensão causada pela pandemia de Covid-19, a Feira Agroecológica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido iniciou suas atividades nesta quinta-feira, 8 de setembro. Essa iniciativa faz parte do Projeto de Extensão “Do campo ao campus: Feira Agroecológica da Ufersa”, promovido pela parceria entre a Universidade e a APROFAM (Associação dos Produtores Orgânicos Familiares de Mossoró).

Professor Joaquim Pinheiro, trouxe a Feira Agroecológica para UFERSA/Foto: Eduardo Mendoça

O professor Joaquim Pinheiro é o responsável pelo projeto, e descreve que a atividade é pensada no aspecto “da comunidade da UFERSA ter a possibilidade de adquirir alimentos saudáveis, orgânicos, agroecológicos, produzidos pela agricultura familiar local. Como também para os agricultores terem um espaço para a comercialização, de escoar o seu produto, de geração de renda para eles”.

Outro aspecto importante que o professor explica sobre a feira é o do diálogo de saberes.  “É um espaço para os agricultores virem para a universidade e terem contato com o mundo acadêmico. Como também a comunidade universitária pode se relacionar com os produtores”. Joaquim destaca a possibilidade de surgimento de projetos de pesquisa, extensão e de conclusão de curso a partir dos diálogos entre os estudantes e os produtores.

Agricultores familiares aprovam a iniciativa/Foto: Eduardo Mendonça

O produtor Giomar Neves já participava das feiras antes da suspensão, e relata que estava à espera do retorno. “Ter a oportunidade de estar comercializando os produtos sem a presença de um atravessador” diz o produtor que coloca a experiência direta com o cliente como a melhor parte da atividade.

Discentes dos cursos de graduação da UFERSA também visitaram a feira. “O ambiente é muito agradável e bem convidativo pra gente vir conhecer” conta Emerson Santana e, Luiz Pedro adiciona que “como a gente passa o dia na faculdade, ter isso aqui nos ajuda a comer mais saudável”, ambos sendo estudantes do curso de Medicina. A feira continuará ocorrendo nas quintas-feiras, das 8 às 12 horas, com opções de frutas, verduras, doces caseiros e lanches para os consumidores.

 

Feira Agroecológica
Feira Agroecológica
Feira Agroecológica
Feira Agroecológica
Feira Agroecológica
Feira Agroecológica
Feira Agroecológica
Prof. Joaquim Pinheiro