UFERSA tem projetos institucionais aprovados na CAPES

Ensino 5 de setembro de 2022. Visualizações: 370. Última modificação: 05/09/2022 15:41:43

LogomarcaPibid

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma das 230 Instituições de Ensino Superior (IES) com projetos institucionais aprovados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Para o Programa Institucional de Iniciação à Docência, o PIBID, a UFERSA contabilizou 188 pontos ficando na 44º colocação. Já no Programa de Residência Pedagógica (PRP) a UFERSA teve 187,75 de pontuação alcançando a 46º colocação entre as 230 IES.

A pontuação total das propostas da IES refere-se ao somatório da pontuação do projeto institucional com a média da pontuação alcançada no(s) subprojeto(s), podendo alcançar o máximo de 200 (duzentos) pontos. A proposta que obteve nota inferior a 40 pontos na avaliação do projeto institucional ou na média dos subprojetos foi desclassificada.

A pró-reitora de graduação, professora Kátia Cilene, comemorou a divulgação dos resultados feitos pela CAPES e anunciou que em breve a Universidade estará divulgando editais para a seleção de bolsistas dos dois Programas.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. E a Residência Pedagógica faz parte da modernização do e traz novidades, como a formação do estudante do curso de graduação, que terá estágio supervisionado, com ingresso a partir do terceiro ano da licenciatura, na escola de educação básica.