Mossoró começa exportar a safra do melão

Eventos 2 de setembro de 2022. Visualizações: 941. Última modificação: 02/09/2022 07:47:04

Dada largada para exportações do melão 2022/Foto: Assecom

Para marcar o período de exportação da safra do melão de 2022, o COEX (Comitê Executivo da Fruticultura do Rio Grande do Norte), a Prefeitura de Mossoró e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido deram início a II Corrida da Safra do Melão, em evento aberto realizado no Pátio das Estações das Artes, no Centro de Mossoró.

O município é o maior produtor da fruta no país com o diferencial de ser também o melhor melão do planeta. A previsão da safra deste é de 400 toneladas.

Na ocasião também foi dada a largada para a 26º Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT, prevista para acontecer em agosto do próximo ano. A EXPOFRUIT já conta com 296 stands vendidos o que representa 60% do total que será disponibilizado em 2023.

A viabilidade para a cultura da fruta no Estado se deve muito ao clima quente e ao solo. Apenas 10% dos solos brasileiros são semelhantes aos encontrados na região do semiárido potiguar. Outro diferencial é a parceria técnica com as universidades.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por exemplo, tem papel importante na cadeia produtiva da fruticultura. “A importância desse evento não é só para a região e também para toda a comunidade acadêmica, afinal são os resultados em pesquisas, do ensino de qualidade oferecido pela nossa Universidade e que tem formado nas últimas 5 décadas  profissionais de excelência”, justificou a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, a participação efetiva da universidade no evento.

Reitora ressalta a importância das pesquisas da UFERSA na cadeia produtiva do melão/Foto: Assecom

O presidente do COEX, Fábio Queiroga, explicou que a II Largada do Melão tem como proposta apresentar para a sociedade o que o setor produtor da cadeira do melão faz de melhor que é produção de frutas de excelente qualidade. “Prezamos por uma produção responsável, respeitando o meio ambiente e todas as questões sociais que envolvem a produção da fruta quem tem padrão internacional de qualidade”, pontuou.

Mossoró produz atualmente para os países mais exigentes, incluindo a China, Europa e Estados Unidos, obedecendo a protocolos rígidos, fiscalizações e auditorias sistemáticas. “De forma tranquila, passamos por todos os processos para termos uma fruta de qualidade”, afirmou Queiroga.   Mossoró detém o Selo de Identidade Geográfica o que comprova a excelência dos frutos produzidos no município.