Em alusão aos dois anos de gestão da reitora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), ocorreu, hoje, dia 31/08, uma atividade na Fazenda Experimental Rafael Fernandes. O momento contou com a participação de representantes dos campi de Angicos e Pau dos Ferros, e de membros de diferentes pró-reitorias da universidade.
Iniciando a programação da manhã, a reitora fez uma breve fala sobre o significado da escolha desse espaço para o momento. ”A Fazenda Experimental Rafael Fernandes é a nossa cara. O nosso maior laboratório está aqui”, diz Ludimilla, acrescentando que a Fazenda representa a característica rural e a de semiárido da UFERSA.
Após o encerramento do café da manhã, a programação seguiu para o Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura, onde a reitora apresentou o relatório de dois anos de gestão.
A apresentação evidenciou realizações nas áreas de inovação, pesquisa, extensão, assistência estudantil e no funcionamento da universidade. Foram destacadas inaugurações de cursos, colações de grau, melhorias nas residências estudantis e nos restaurantes universitários, bem como a retomada das atividades presenciais.
Seguindo para o ambiente externo, a última atividade da programação foi o plantio de 12 mudas de Ipês lilás na Fazenda. A reitora enxergou a atividade de plantio como algo que comemora a vida, depois das dificuldades nos últimos anos causadas pela pandemia.
“Escolhemos 12 mudas de Ipês representando 12 personalidades distintas, 12 pessoas distintas, 12 comportamentos distintos, e esperamos que durante esses quatro anos de gestão possamos marcar a UFERSA com vida”, disse a reitora logo após o momento.
Ludimilla avalia a gestão dos últimos anos de forma positiva, porém afirma que “tem certeza que os dois próximos anos serão bem melhores”.
A programação segue à noite, com uma missa em Ação de Graças na Capela da Sagrada Família da UFERSA e um culto em Ação de Graças no templo da Igreja Assembleia de Deus do Conjunto Ulrick Graf.