Simpósio debateu Educação Infantil no campus Angicos

Eventos, Pesquisa 29 de agosto de 2022. Visualizações: 241. Última modificação: 29/08/2022 15:13:46

Programação reuniu professores, estudantes e pesquisadores da Educação Infantil (foto: cedida/arquivo pessoal)

O II Simpósio de Educação Infantil (SIMEI) foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto no campus Angicos da UFERSA. O evento teve como tema “Currículos, Linguagens e Diversidade: Contextos de Existência e Resistência” e foi realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem (EDUCLIN).

Em parceria com a UFERSA, atuaram na realização do simpósio o campus de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e dois projetos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): o Centro de Educação e o Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAP), e a Secretaria municipal de Educação de Angicos. O evento foi coordenado por Elaine Sobral, professora do Departamento de Ciências Humanas da UFERSA Campus Angicos.

Apresentações culturais também fizeram parte do II SIMEI (foto: cedida/arquivo pessoal)

As conferências de abertura e de encerramento contaram com a participação de duas pesquisadores renomadas nacionalmente na área: Rita Coelho, que foi coordenadora-geral de Educação Infantil do Ministério da Educação; e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, professora da Universidade de São Paulo (USP). Ocorreram também duas rodas de diálogo com Denise Lopes, Mariangela Momo e Fátima Garcia, professoras da UFRN; e com Lêda de Cássia, professora da rede municipal de Parnamirim.

Nas salas do campus aconteceram 12 círculos de cultura, mediados por professores do NEI CAp UFRN, da UFERSA Campus de Angicos e das redes municipais de Natal, Parnamirim, Ielmo Marinho e Currais Novos.

O evento foi desenvolvido com cerca de 420 participantes inscritos (incluindo 50 professores e discentes da comissão organizadora) e 30 palestrantes convidados. A maior parte do público foi composta por professores da Educação Infantil das redes municipais e estudantes de pedagogia.