Estudantes visitam o Abrigo Temporário de Resíduos e Usina de Compostagem da UFERSA

Estudante, Meio Ambiente 18 de agosto de 2022. Visualizações: 586. Última modificação: 19/08/2022 08:43:18

O material é distribuído em espaços identificados e são contratadas anualmente empresas licenciadas para dar o destino adequado a esses resíduos./Foto: Eduardo Mendonça

O Abrigo Temporário de Resíduos e a Usina de Compostagem da UFERSA receberam a comunidade acadêmica nessa quarta-feira, 17, para trabalhar o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o gerenciamento integrado de resíduos”. Estudantes dos cursos de Biotecnologia, Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo e de Ciência e Tecnologia conheceram o ambiente e receberam informações sobre os processos realizados nos setores.

Resíduos orgânicos são transformados em adubo na usina de compostagem/Foto: Eduardo Mendonça

Em 2012, a elaboração de Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) tornou-se obrigatória na administração pública federal, exigindo a criação de políticas para práticas de sustentabilidade. O abrigo temporário de resíduo iniciou seu funcionamento em 20 de janeiro de 2015 e a usina de compostagem, em 2019. A professora Diana Gonçalves é membro da comissão do PLS e esteve presente na visita, orientando os visitantes. “Esse abrigo foi fundamental para nós, porque conseguimos fazer um gerenciamento mais adequado desses grupos de resíduos”, informou a professora Diana.

Material é distribuído em espaços identificados/Foto: Eduardo

O abrigo é amplo, com espaços de circulação e divisórias adequadas, seguindo as normas da legislação vigente. “Hoje é um dos melhores abrigos em universidades do Rio Grande do Norte”, pontuou. Ainda segundo a professora, a UFERSA ainda não possui um gerenciamento adequado para todos os tipos de resíduos produzidos no campus, porém, considerando os oito (8) tipos de resíduos abrigados pelo local, o abrigo temporário da Universidade está entre os melhores do país entre instituições de ensino públicas.

Durante a visita, a professora Diana explicou sobre os materiais recebidos durante as orientações. “Materiais recicláveis, que seguem do abrigo para associações de catadores; resíduos domiciliares, originários de copas, cozinhas e do restaurante universitário; resíduos químicos laboratoriais; e pilhas, lâmpadas e baterias de todas as atividades da UFERSA. O material é distribuído em espaços identificados e são contratadas anualmente empresas licenciadas para dar o destino adequado a esses resíduos”, explicou.

Vitor Lunardi, professor da UFERSA/Foto: Eduardo Mendonça

O professor Vitor Lunardi que também membro da comissão PLS/UFERSA, guiou os visitantes pelas usinas de compostagem, explicando como ocorre o processo de transformação de resíduos orgânicos do restaurante universitáriol. Alimentos de origem vegetal são destinados para as usinas e, após os procedimentos para a decomposição, se tornam adubo vegetal e adubo orgânico.

Ady Canário/Professora da UFERSA/Foto; Eduardo Mendonça

Ady Canário, professora do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, levou os alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto. “A questão ambiental é muito importante para a nossa linguagem de forma ampla”, afirmou Ady ao explicar a presença dos estudantes da disciplina. A professora acrescentou também a importância dos objetivos do desenvolvimento sustentável para a qualidade da educação.

As estudantes Maely Souza e Ana Beatriz, do curso de Biotecnologia, relacionaram o aprendizado de sala de aula ao que foi aprendido durante a visita. Juntas, as estudantes destacaram sobre como assuntos da área ambiental e sobre reciclagem estão presentes na sua formação e na atuação profissional do curso.

Estudantes dos cursos de Biotecnologia, Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo e de Ciência e Tecnologia conheceram o Abrigo de Resíduos da UFERSA/Foto: Eduardo Mendonça