Medicina Veterinária: aluna egressa é aprovada em doutorado na Coreia do Sul

Ensino, Pós-graduação 16 de agosto de 2022. Visualizações: 1396. Última modificação: 16/08/2022 15:14:11

Itainara Taili concluiu o curso de graduação em Medicina Veterinária na UFERSA em 2018 (foto: arquivo pessoal)

A aprovação no curso de Doutorado em Medicina Veterinária Clínica em uma universidade da Coreia do Sul vai proporcionar a primeira viagem internacional da médica veterinária Itainara Taili da Silva Freitas, formada pela UFERSA em 2018. Nascida em Mossoró, ela diz que começou a pensar em estudar fora do Brasil ainda durante a graduação. “Até a semana passada, quando fui à Brasília tirar o Visto pra ir pra Coreia, eu nunca havia saído do nordeste, mesmo viajando bastante devido ao meu trabalho com resgate de fauna em usinas eólicas”, conta ela.

Dois anos depois de concluir a graduação, em 2020, ela iniciou o curso de mestrado no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, também oferecido pela UFERSA. “Quando comecei o mestrado, durante o levantamento bibliográfico pra minha dissertação me deparei com diversos trabalhos e pesquisadores da Coreia do Sul cujos artigos foram peças chave no meu projeto”, diz Itainara, que começou a se preparar para a seleção de doutorado em janeiro de 2021.

“A seleção foi um processo longo e dispendioso”, lembra. “As inscrições ocorrem todos os anos por volta do mês de fevereiro e o resultado final de muitas etapas sai geralmente em junho. Comecei a me preparar em janeiro do ano passado, coletando todas as informações possíveis, tanto do programa em si como do país de destino, e também entrando em contato com professores das universidade coreanas pedindo pra que um deles me orientasse e desenvolvêssemos um projeto de doutorado juntos”.

Trajetória na UFERSA
A escolha pelo curso de Medicina Veterinária foi uma decisão tomada por Itainara ainda quando criança. Na universidade, ela foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa Permanência; bolsista de Iniciação Científica; e estagiária do Laboratório de Imunologia e Animais Silvestres (LEIAS); e do setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da UFERSA (Hovet). O foco na área de animais silvestres motivou a continuação dos estudos no curso de mestrado e, também, a atuação profissional de Itainara, que trabalha em uma empresa na cidade de Lajes (RN).