Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Produção científica da UFERSA é uma das atrações da 22ª Festa do Bode de Mossoró

Eventos, Extensão 12 de agosto de 2022. Visualizações: 660. Última modificação: 18/08/2022 09:53:18


Dois anos depois da última edição em formato presencial, realizada em 2019, a Festa do Bode de Mossoró volta a reunir o público neste mês de agosto. Entre os dias 11 e 14, a exposição está aberta à visitação dos interessados, que podem conferir de perto parte da produção científica da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

A participação da universidade no evento foi coordenado pela professora Liz Carolina Assis, do Departamento de Ciências Animais. Ela relata a importância da troca de experiências entre produtores e visitantes, acrescentando que o interesse do público pelos setores de exposição da UFERSA está sendo alta.

Exposições da UFERSA ficam disponíveis para visitação do público até sábado, dia 13 (foto: Rachel Amorim/Assecom)

Exposições sobre os cursos e projetos da UFERSA

Os stands da universidade incluem amostras seleciondas por cursos do Departamento de Ciências Animais, como Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Pela primeira vez desde o início da participação da UFERSA no evento, em 2016, o espaço também foi aberto para outros cursos e projetos, recebendo uma exposição do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC) e de grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). A Plataforma Sabiá também teve seu espaço, estreando participação no evento.

Experimentos científicos fazem parte da programação preparada pela UFERSA (foto: Rachel Amorim/Assecom)

A professora Liz Carolina Assis destaca também outra novidade da programação de 2022: a realização de rodas de Conversas nas quais, segundo ela, “todos os cursos têm a possibilidade de mostrar os seus projetos, as pesquisas, e conversar com o produtor de uma forma mais interativa”. Além do público formado por produtores, visitantes de todas as idades se aproximam para aprender sobre ciência de forma mais lúdica.

A estudante de Engenharia Florestal Ana Paula ressaltou a animação do público infantil ao conhecer mais sobre diferentes áreas de estudos. Kaio Israel, de Agronomia, também se impressionou com a participação das crianças no evento, tendo que adaptar a sua forma de apresentar o curso para responder às muitas perguntas sobre os materiais que estavam expostos.

Como uma formação voltada principalmente para a população de área rural, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC) viu no evento uma oportunidade de conquistar o interesse do público. A professora Ana Paula, que está responsável pelo stand da graduação, revelou que a área teve dificuldades em divulgação durante a pandemia.

Seminários e palestras para produtores rurais

As atividades da Festa do Bode se estenderam ao auditório da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA, com um maior enfoque científico. As palestras objetivam divulgar diretamente ao produtor sobre as tecnologias e pesquisas desenvolvidas na UFERSA, compartilhando conhecimentos para que o profissional possa atingir maior qualidade em seu produto. Grande parte dos participantes vieram de caravanas de seus municípios para participar do momento e adquirir informações para sua produção.

No primeiro dia de evento, temáticas centradas em desenvolvimento rural foram trabalhadas, seguindo para a temática abordada nesta sexta, dia 12 – Inspeção de produtos de origem animal. No sábado, dia 13, último dia de palestras, o tema principal será a ovinocaprinocultura, atividade central da Festa do Bode. A participação da UFERSA na Festa do Bode será encerrada Oficialmente no dia 13 de agosto, com rodas de conversa e atendimento ao público ocorrendo até o turno da noite.