UFERSA promove atividades de bem-estar no Dia do Estudante

Estudante 11 de agosto de 2022. Visualizações: 480. Última modificação: 11/08/2022 13:45:43

Grupo teatral Estrelas do SUS apresentou para os estudantes da UFERSA a peça “O julgamento do SUS” (foto: Ester Chagas/Assecom)

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) realizou na manhã desta quinta (11) serviços e atividades voltadas à saúde e à qualidade de vida dos discentes. Exames de glicose, vacinação e ginástica laboral estavam na programação, que destacou a importância do bem estar do aluno para um bom desempenho acadêmico.

Lúcia Sousa/Assistente Social

Responsável pela idealização do evento, a assistente social Lúcia Sousa desenvolveu a programação partindo do conceito de educação integral. “Entenda-se que o processo educativo é interdisciplinar”, onde o estudante pode “trazer outras coisas da vida para dentro, para que possa se sentir como um cidadão”, explica Lúcia, que integra a Divisão de Atenção à Saúde e Esporte da PROAE.

Muitos estudantes aproveitaram o evento para atualizar os seus exames e receber a dose de reforço da vacina contra a COVID-19. Carlos Silva, discente do curso de Ciência e Tecnologia, relata que já haviam passado anos desde a última vez que verificou o seu IMC, então, beneficiou-se dos atendimentos oferecidos.

Aferição da pressão arterial (foto: Ester Chagas/Assecom)

Pós-graduanda em Fitotecnia, Dariane Viana se interessou pela ideia em geral do ato, especialmente pelos atendimentos de nutrição, considerando-os importantes para a rotina pesada dos alunos. Davi Rabelo, do curso de Ciência da Computação, foi um dos espectadores da peça teatral apresentada pelo grupo Estrelas do SUS, “O julgamento do SUS”.  Ele atentou-se às temáticas abordadas, como a história do órgão e suas funcionalidades, e se divertiu com o humor da representação artística.

A ação contou com a participação de estudantes de outras instituições nos serviços como fisioterapia, proporcionando um momento de interação e integração entre os universitários.