Projeto de Extensão passa a acompanhar Índice Cesta Básica Essencial em Mossoró

Extensão, Serviços 9 de agosto de 2022. Visualizações: 595. Última modificação: 09/08/2022 16:34:22

O Projeto de Extensão Índice Cesta Básica Essencial (ICBE) irá acompanhar preço dos alimentos em Mossoró.

O Laboratório de Engenharia Econômica (Lecon) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) inicia as atividades do Projeto de Extensão Índice Cesta Básica Essencial (ICBE) com o objetivo de acompanhar o custo dos itens da cesta básica essencial em Mossoró.

A iniciativa vai monitorar a evolução do custo de vida da população, tendo por base o preço dos produtos estabelecidos pelo Decreto-Lei 339/1938, cuja ementa estabelece o parâmetro para a fixação do salário mínimo. Estão nesse rol os produtos para alimentação, tais quais a carne bovina e os cereais.

As informações dos preços, e suas variações, serão colhidas nos estabelecimentos comerciais da cidade, sobretudo supermercados, sempre na primeira quinzena de cada mês, situados nas regiões do Centro e pelos bairros das quatro regiões do município (Norte, Sul, Leste e Oeste).

O professor Thiago Costa Carvalho, que coordena o projeto na Ufersa ao lado da professora Cristiane de Mesquisa Tabosa, explica que as visitas serão realizadas por estudantes do Curso de Engenharia de Produção e estagiários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), parceira do Projeto, devidamente identificados, em dias úteis, conforme uma escala que ocorra sempre no mesmo dia da semana.

Uma vez coletadas as informações, os profissionais da Universidade vão se encarregar da análise para um relatório mensal. Os resultados do levantamento poderão ser acompanhados em uma página do Curso de Engenharia de Produção, no Portal Ufersa, e no site da Prefeitura de Mossoró.

Entre os resultados, a equipe espera oferecer à população um instrumento que auxilie no processo de decisão referente a aquisição da cesta básica e a compreensão do custo de vida local; contribuir com a administração pública com informações e análises que sirvam de subsídios para a elaboração de políticas públicas; integrar os docentes e discentes da UFERSA no processo de ensino-pesquisa-extensão a partir da aplicação de conceitos trabalhados nas disciplinas de Matemática Financeira e Engenharia Econômica nas atividades do projeto.