Estudante da UFERSA será único representante do Nordeste em Programa Internacional

Estudante, Internacionalização, Reconhecimento 29 de julho de 2022. Visualizações: 1416. Última modificação: 29/07/2022 11:26:34

Adailson Pinho de Araújo receberá formação para lideranças do serviço público na Espanha, na Colômbia e no Brasil (foto: Assecom)

O estudante Adailson Pinho de Araujo, do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), foi um dos quatro brasileiros selecionados para um intercâmbio que será realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2022, com atividades na Espanha, na Colômbia e no Brasil.

A décima terceira edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, promovido pela Fundação Botin, recebeu mais de seis mil inscrições de candidatos de 22 países. O resultado final foi divulgado no dia 26 de julho. Das instituições brasileiras que serão representadas nesta edição do programa, a UFERSA é a única instituição federal e a única localizada na região Nordeste do país.

Filho de agricultores e natural do município de Independência (CE), Adailson conta que viu no curso de nível superior a possibilidade de iniciar uma carreira acadêmica. “O curso de Direito da UFERSA é reconhecido como de excelência no cenário nacional. Na prática, ele é ainda melhor do que eu já tinha ouvido falar”, relata o estudante, que ingressou na Universidade em 2020.

De acordo com Adailson, o interesse pelo serviço público foi uma das motivações para a inscrição no programa. “Sempre pensei na carreira do serviço público como uma forma de mudar minha realidade e a da minha família”. A possibilidade de realizar um intercâmbio ainda durante a graduação foi outro fator que pesou na decisão de participar da seleção, que foi realizada de março a julho deste ano.”O Programa tem grandes nomes de lideranças regionais da América Latina e da Espanha, então quando vi essa oportunidade pensei que seria uma ótima chance de desenvolver habilidades essenciais ao serviço público”, relata.

Para avançar pelas etapas de seleção, realizadas em espanhol, ele contou com o apoio da reitoria da UFERSA, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e do Centro de Línguas do Semiárido (CELIS). O interesse pela universidade e a boa relação que mantém com colegas e professores do curso também contaram pontos na seleção. “Desde 2020 desenvolvo várias atividades no âmbito do curso e fora dele, como pesquisa, extensão e monitoria”, diz Adailson, que em 2021 foi eleito para representar os discentes da universidade nos Conselhos Universitário (Consuni) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).