Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professores da UFERSA em coautoria com professor da UFCG publicam livro sobre adubação verde com flor-de-seda

Pesquisa, Publicações 6 de julho de 2022. Visualizações: 704. Última modificação: 06/07/2022 10:20:33

Os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido Dr. Paulo César Ferreira Linhares, Dr. Roberto Pequeno de Sousa e o Dr. Janilson Pinheiro de Assis, juntamente com o professor Dr. Patricio Borges Maracajá, da Universidade Federal de Campina Grande, publicaram o livro: Adubação verde com flor-de-seda em culturas olerícolas na região semiárida. Os professores da UFERSA são titulares do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais. A publicação acontece no último dia 04 de julho, pela  Pantanal Editora. O livro está disponibilizado gratuitamente em forma de E-book através do link: https://www.editorapantanal.com.br/.

Segundo os autores, a publicação é livro é de grande relevância para os agricultores familiares que labutam na produção de olerícolas na região semiárida, tendo em vista que a flor-de-seda (Calotropis procera) é de fácil ocorrência nas áreas agrícolas, com produção de fitomassa verde durante todo ano, em diferentes condições edáficas, com capacidade de se efetuar mais de dois cortes anuais em função da sua rebrota.

“Quando se efetua o corte do ápice da planta até a inserção da parte verde do caule, a planta apresenta teor de nitrogênio de 20 g kg-1 e relação carbono nitrogênio de 25/1, caracterizando a espécie para ser utilizada como adubo verde”, afirmou o professor Paulo César Ferreira Linhares.

Coentro adubado com flor-de-seda/Foto: Livro

Ainda segundo o professor, Paulo Linhares, o livro é resultado de dezesseis anos de pesquisas. “Além de sermos pioneiros na utilização da espécie com a finalidade de fertilizar o solo e proporcionar condições edáficas para o desenvolvimento das olerícolas”, justifica o professor a importância da publicação.

O livro aborda três capítulos que descreve de maneira proeminente a importância da espécie: Capitulo I, Biogeografia e descrição da flor-de-seda; Capitulo II, Aplicação da flor-de-seda como adubo verde em hortaliças folhosas (coentro, rúcula e alface) e no Capítulo III, a Utilização de Flor-de-seda (Calotropis procera) como adubo verde em hortaliças de raízes (beterraba, rabanete e cenoura) e feijão verde.

Alface adubada com flor-da-seda/Foto: Livro Adubação verde com flor-de-seda em culturas olerícolas na região semiárida