Minicurso abre programação científica do Simpósio de Petróleo e Gás

Eventos 5 de julho de 2022. Visualizações: 373. Última modificação: 05/07/2022 10:31:58

Estudantes da área tecnológica participam de minicurso oferecido no Simpósio de Petróleo e Gás/Foto: Assecom

Com o minicurso Noções básicas de perfuração de poços foi aberta na manhã desta terça-feira, 05, no Auditório da Pró-Reitoria da Extensão e Cultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a programação científica do  III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, que acontece até a próxima quinta-feira, 07, nas dependências da UFERSA. A abertura oficial será às 14h, no Expocenter. Confira AQUI a programação na íntegra.

O Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro acontece em Mossoró em mais uma parceria da Universidade com a Redepetro e o Sebrae, possibilitando aos estudantes da área das engenharias conhecer as potencialidades do mercado na área de petróleo e gás.

O aumento das reservas provadas, prováveis e possíveis em 19,8% em 2021, segundo o Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR), coloca o Brasil em posição favorável no cenário internacional, criando um panorama positivo de crescimento de sua capacidade de produção para os próximos anos. Paralelo à situação, a produção nos campos onshore vem passando por inúmeras mudanças onde após 40 anos de exploração. A Petrobras encerrou suas atividades com a assinatura dos contratos com a Potiguar E&P em 2019 e a 3R Petroleum em 2022.

Os investimentos na bacia Potiguar somam cerca de R$10 bilhões para os próximos anos e prevê uma expectativa no aumento da produção em 30%, podendo chegar a 70 mil barris/dia atrelados à geração de emprego, royalties e geração de renda.

A chegada dos “novos players” no Rio Grande do Norte favorece a retomada de novos negócios e o desenvolvimento de pesquisas, dado a particularidade da exploração em campos maduros.

Nesse contexto, O III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro tem a missão de promover a interação entre empresas e academia fomentando o desenvolvimento técnico-científico de diversas cadeias do segmento petrolífero. Para tanto, o evento contará com a apresentação de trabalhos científicos e minicursos oferecidos por profissionais atuantes em diversas áreas do setor petróleo e gás.