Engenharia de Software de Pau dos Ferros recebe conceito 5 do MEC

Ensino, Gestão 13 de junho de 2022. Visualizações: 1918. Última modificação: 15/06/2022 09:07:40

O Campus Pau dos Ferros, localizado na Região do Alto Oeste Potiguar, tem 10 anos e vem se destacando no ensino superior no interior do RN/Foto: Eduardo Mendonça

Mais um curso de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-árido recebe conceito máximo do Ministério da Educação. Desta vez, foi o Bacharelado em Engenharia de Software, do Campus Pau dos Ferros. Esse é o segundo conceito 5 recebido pela UFERSA nesse mês. O primeiro foi para Licenciatura em Português do Campus Caraúbas.

Para a coordenadora do bacharelado, professora Samara Martins Nascimento, o conceito de excelência é fruto de um longo trabalho de muitas mãos, que têm buscado proporcionar uma formação sólida para que novos profissionais atuem de forma crítica e inovadora em projetos, atividades de desenvolvimento de software e construção de sistemas computacionais de qualidade.

“O resultado obtido na avaliação do MEC é uma vitória para toda a UFERSA e para a região do Semiárido Potiguar que desfruta de um ensino gratuito, público e de qualidade. Nossa coordenação e direção, representando todo o corpo docente, discente, técnicos administrativos e terceirizados, acredita estar no caminho certo para o fortalecimento da área na nossa instituição e região, já que o conceito máximo dado ao curso de Engenharia de Software da UFERSA Pau dos Ferros o coloca entre os melhores do país”, afirmou a professora Samara Nascimento que, juntamente com o professor Alysson Filgueira Milanez, coordena o bacharelado.

O resultando também trouxe mais entusiasmo para os estudantes. Esse é o caso de Ernandes José Queiroz Maia, discente do Curso de Engenharia de Software. “Apenas nossos pais e avós para dizer com precisão o que foi a vida no semiárido anos atrás, mas o que sabemos é que foram tempos difíceis, de muita fome, seca e falta de políticas públicas para nosso povo. Hoje somos a nova geração, com acesso a uma boa infraestrutura de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que tem um papel social grandiosíssimo”, opinou.

Para Ernandes Maia, o curso de Engenharia de Software mudou não só a vida dele, mas também de muitos outros jovens e de suas famílias. “Com certeza proporciona uma perspectiva de futuro para a gente, sendo uma larga porta para o mercado de trabalho em produtos digitais. Com o curso de Engenharia de Software na UFERSA, junto aos vários outros cursos de tecnologia em nossa região, haveremos de construir nosso ‘vale do silício de conhecimento’ sobre esse chão rachado de tantas histórias. Não poderia estar mais feliz e realizado com nosso curso neste momento”, comemora o discente.

Para o diretor do Campus Pau dos Ferros, professor Reudisman Rolim, o conceito 5 é uma constatação de que o trabalho para o reconhecimento do curso foi bem feito. “O conceito 5 do curso de Engenharia de Software é a prova que a política de expansão e interiorização das Universidades Públicas Federais valeu a pena possibilitando o desenvolvimento de uma educação pública, gratuita e de qualidade no Alto Oeste Potiguar”.

Ainda segundo o diretor, o resultado demonstra que o trabalho de excelência do corpo de servidores públicos – docentes, técnicos administrativos, coordenação de curso e colaboradores-, que vêm atuando em diálogo com a sociedade na cidade de Pau dos Ferros, “permitindo potencializar a inserção dos alunos no mercado de trabalho e evidenciando a garra, força e qualidade dos discentes, que transformam suas vidas e o mundo por meio da educação”, acrescentou.