Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Alto Oeste conta com Empresa Júnior da UFERSA com serviços de Engenharia Civil e Arquitetura

Eventos, Extensão 9 de junho de 2022. Visualizações: 995. Última modificação: 09/06/2022 16:35:56

Simpósio promovido pela E.J Pirâmides da UFERSA Pau dos Ferros apresentou os serviços que são oferecidos nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura/Foto: Assecom

Conhecer a realidade do mercado de trabalho antes de concluir o curso de graduação. Essa é a proposta das Empresas Júniores criadas pelas instituições de ensino superior para aproximar os estudantes da sociedade. Um bom exemplo vem do Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com Empresa Júnior Pirâmides Topografia e Projeto. A E.J tem atuação na área da construção civil e arquitetura.

Para mostrar os serviços que são oferecidos e também divulgar a importância das E.J’s, a Pirâmides promoveu nesta quinta-feira, 09, o I Simpósio da Pirâmides – Conectando Propósitos, no Auditório do Centro de Convivência da UFERSA Pau dos Ferros. O Simpósio contou com a participação de membros da comunidade acadêmica e externa.

Para a integrante da E.J, Gleycimara Torres, estudante de Engenharia Civil, a experiência tem sido muito válida para formação dela. “Muito importante para qualquer membro, por proporcionar uma experiência diferenciada com contato direto com o mercado, com a possibilidade de atuação em diversas áreas de uma empresa, como os setores de marketing, administração, gestão de pessoas e, principalmente, de projetos”, opinou. A Pirâmide conta com cinco diretorias tendo cada uma com funções específicas.

Simpósisio contou com a participação de integrantes da UFERSA e da Sociedade/Foto: Assecom

Segundo a vice-diretora da Pirâmide, Ana Joaquina, o Simpósio foi pensado com o objetivo de apresentar a Pirâmide e a carta de serviços da E.J para a comunidade interna e, principalmente, a externa que poderão ser potenciais clientes. “As pessoas precisam ter conhecimentos dos serviços que prestamos para que possam solicitar projetos nas áreas que atuamos”, pontuou. Ana Joaquina afirmou ainda que também é uma maneira de incentivar novos estudantes a se engajarem no movimento da Empresa Júnior.

Todo o trabalho realizado pelos integrantes de uma E.J é supervisionado por um tutor que é um professor (a) da Universidade com larga experiência na área. O professor Paulo Bezerra, por exemplo, é o tutor da Pirâmides na área da Engenharia Civil. Segundo ele, os projetos e serviços são executados por estudantes que estão cursando ou já cursaram disciplinas técnicas. “São projetos iguais a de qualquer outra empresa, apenas com o diferencial de não ter fins lucrativos, os valores cobrados são simbólicos, apenas para a manutenção da E.J.”, explicou.

Ainda segundo o tutor Paulo Bezerra o objetivo maior é a prestação do serviço com preços bem abaixo do mercado. “Esperamos conseguir colaborações, tanto do setor público, quanto do privado, no sentido de conseguir clientes para que os nossos alunos aprendam com a atividade prática, bem como promover benfeitorias para a sociedade”, concluiu. Na área de arquitetura o tutor é o professor da UFERSA Pau dos Ferros, Antônio Leite.

Os projetos são elaborados pelos integrantes da E.J com a assinatura do responsável técnico graduado, que no caso são os tutores. “Ofertamos topografia com mapas, locação e, entrando na construção civil, controle tecnológico de concreto, utilizando os laboratórios da Universidade que são exclusivos na Região do Alto Oeste”, acrescentou.

Contratar os serviços da E.J Pirâmides, além de representar economia para os contratantes, também é uma forma de contribuir com o conhecimento dos universitários, de ajudar na melhoraria da infraestrutura da Universidade que presta serviço para a sociedade. Representa receber um produto de qualidade com preço bem inferior do que é oferecido no mercado.

Reitora Ludimilla anuncia que a UFERSA vai começar contratar serviços das Empresas Juniores/Foto: Assecom

Essa aproximação da universidade com a sociedade, por meio de projetos de extensão, como são as Empresas Juniores, tem sido encarada como prioridade pela reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira. Segundo a professora a atenção vem sendo dado com a abertura de editais voltados para o fortalecimento das E.J’s, por meio de eventos, incentivando os trabalhos. “Agora estamos inovando começando a contratar os serviços das Empresas Juniores da Universidade”, adiantou.

A primeira empresa a ser contratada pela UFERSA será a Pirâmides a partir das cartas de serviços de necessidades institucionais. “A ideia é estender esse trabalho para as demais E.J’s da Universidade”, anunciou. A reitora aproveitou para parabenizar os integrantes da Pirâmides pela “excelente iniciativa de organizar o Simpósio”.

Outro órgão que vem acreditando no potencial das E.J’s é a Fundação de Apoio à Pesquisa no Rio Grande do Norte, a FAPERN. Para o professor Gilton Sampaio, representante da Fundação no Simpósio, os gestores municipais têm muito a lucrar ao contratar os serviços que são oferecidos pelas Empresas Juniores. “A minha ideia é aproximar o sistema de tecnologia e inovação das E.J. das Prefeituras que ainda desconhecem esse caminho”, pontuou.

O professor Gilton adiantou ainda que a FAPERN vem apoiando o movimento por meio de editais específicos com recursos do Governo do Estado que contemplem as E.J’s  e as Incubadoras de Empresas com projetos que aproximem as atividades acadêmicas dos arranjos produtivos”, anunciou.

Integrantes da Empresa Júnior Pirâmides pousa com a reitora, Ludimilla Oliveira, com o pró-reitor de extensão, Paulo Gustavo e os tutores, os professores Antônio Leite (arquitetura) e Paulo Bezerra (Engenharia Civil)/Foto: Assecom