Dia D da Coleta Seletiva reúne estudantes e servidores na UFERSA

Meio Ambiente 2 de junho de 2022. Visualizações: 823. Última modificação: 02/06/2022 17:15:21

Ação contou com a presença de estudantes, servidores e representantes de diversos núcleos da área ambiental que levaram materiais recicláveis dos seus setores para doação/Foto: Eduardo Mendonça

O Dia D da Coleta Seletiva que aconteceu nesta quinta-feira, dia 02, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido dentro da programação da Semana de Meio Ambiente 2022, e teve como principal objetivo arrecadar resíduos recicláveis e não-recicláveis para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM), parceira da Universidade.

Cristiane Carvalho, presidente da Comissão da Coleta Seletiva Solidária/Foto: Eduardo Mendonça

A ação contou com a presença de estudantes, servidores e representantes de diversos núcleos da área ambiental, que levaram materiais recicláveis dos seus setores para doação. “Tem sido um momento muito gratificante, os servidores e os estudantes estão participando de forma ativa, trazendo seu material reciclável, tanto das suas casas, quanto dos seus setores”, comemora Cristiane Carvalho, presidente da Comissão da Coleta Seletiva Solidária.

Além de promover o diálogo e divulgar o descarte correto de lixo na instituição, a ação também possui um viés solidário, pois os participantes puderam trazer um quilo de alimento para doação à ASCAMAREM, e trocar por uma muda de planta frutífera do Setor de Mudas, coordenado pelo agrônomo Giorgio Mendes.

Ronaldo Nunes, presidente da ASCAMAREM/Foto: Eduardo Mendonça

A ASCAMAREM é parceira da Universidade desde 2013, quando foi implantada a Coleta Seletiva Solidária na UFERSA Mossoró. Ronaldo Nunes, presidente da Associação, expressa sua satisfação em ver os frutos dessa parceria. “A gente usa a UFERSA como modelo. Quer se inspirar numa coleta bem feita? Visite a UFERSA.”, declarou.

“Muito mais do que um momento de recebimento de material reciclável, é um momento de diálogo, de conversa, de estreitar laços, de construir pontes entre diferentes representantes de grupos para a gente fortalecer a gestão de resíduos na universidade”, explica a professora Diana Lunardi, presidente do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Ufersa (PLS/UFERSA).

O PLS é responsável por propor medidas de sustentabilidade em cinco grandes temáticas: gestão de resíduos, eficiência energética, economia de água, educação ambiental e conservação da biodiversidade. O PLS tem um papel fundamental dentro da Universidade, pois o Núcleo acompanha e propõe medidas de sustentabilidade, e está sempre próximo a comunidade interna e externa para conseguir reduzir da melhor forma possível os impactos negativos e tornar a UFERSA uma instituição cada vez mais sustentável. “A gente busca a sustentabilidade a partir das nossas ações. Quanto mais a gente investir em educação de qualidade, a gente colhe esses frutos que a gente tanto espera”, completa Diana. A programação segue até o dia 8 de junho, com dezenas de atividades dentro da universidade e também em outros locais de Mossoró, como o Parque Municipal, a Praça Vigário Antônio Jardim e o Teatro Lauro Monte Filho.

Participantes puderam trocar quilo de alimento por uma muda de planta frutífera para doação a ASCAMAREM/Foto: Eduardo Mendonça