Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA forma mais oito médicos da primeira turma

Formatura 1 de junho de 2022. Visualizações: 1650. Última modificação: 01/06/2022 11:20:57

Formatura aconteceu na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria. No total, a UFERSA já diplomou 26 médicos, em quatro solenidades/Foto: Assecom

Após seis anos de muito esforço, os últimos oito médicos da primeira turma de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ingressantes em 2016, colaram grau nesta terça-feira, 31, em Solenidade realizada na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria, em Mossoró. No total, a UFERSA já diplomou 26 médicos, em quatro solenidades. Essa última, ainda devido a pandemia da Covid-19, aconteceu de forma híbrida com transmissão pelo Canal YouTube da Universidade e obedecendo todas as normas estabelecidas pelo Comitê de Biossegurança da UFERSA. Assista acessando o link: https://youtu.be/YEd6njrdX-Q

Colação de Grau foi presidida pela reitora, Ludimilla Oliveira/Foto: Assecom

Em reconhecimento ao trabalho realizado para a implantação do curso, o professor doutor Moacir Franco de Oliveira, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFERSA, foi homenageado como paraninfo da turma. Durante o discurso, o paraninfo Moacir Franco relatou para os afilhados médicos todo o trabalho desempenhado pela Universidade para a implantação do curso de Medicina. “Um curso que surgiu a partir da demanda da sociedade e que contou com a participação de muitos”, frisou. A política “Mais Médicos”, implantada pelo Governo Federal, voltada para uma formação generalista com princípios voltados para a saúde básica também foi fator importante, contou o professor Moacir, que foi um dos principais articuladores do processo de concepção do curso.

Prof. Moacir Franco, escolhidoparaninfo da turma de Medicina/Foto: Assecom

Criado em 12 de abril de 2012 pelo Conselho Universitário, a partir dessa data são iniciadas as tratativas para a implantação e a construção do seu Projeto Pedagógico, tendo como modelo de Aprendizado Baseado em Problemas. “O aluno é colocado desde o primeiro período em atividades na rede de saúde, com a atenção voltada para a atenção primária”, frisou. Uma metodologia inovadora que perpassa por todo o curso com módulos voltados para a medicina de família, vigilância epidemiológica, entre outras áreas.

Na ocasião, o paraninfo fez questão de frisar o esforço da equipe de gestão, bem como do reitor na época, o professor José de Arimatea, para implantar Medicina na UFERSA. “Durante as discussões junto ao MEC foi aprovado R$ 21 milhões {…}, além de 50 vagas para docentes e, 24 vagas para técnico-administrativos, que desde o primeiro ano teve problemas com a liberação, atrasando as obras de infraestrutura”, recordou. Mesmo assim, o curso foi iniciado em 2016, com 40 candidatos selecionados pelos SISU. “Vocês estavam entre eles”, parabenizando os concluintes.

O professor Moacir disse ainda lembrar-se dos alunos chegando para o primeiro dia de aula. “O reitor precisando inaugurar o prédio e a gente recebendo os pais de alunos para conhecer o local onde funcionava o curso. Podemos dizer que construímos um sonho de muitos, graças ao esforço individual/ou coletivo de várias pessoas”, pontuou.

Ao encerrar a história da gênese da Medicina na UFERSA, o professor Moacir considerou que a conquista “foi um sonho idealizado pela Universidade onde a grande realização é dos formados, bem como dos seus pais”, pontuou, acrescentando “Uma nova etapa em suas vidas se inicia e que deve ser cumprida com muito refinamento, responsabilidade e amor”, concluiu o paraninfo.

Reitora Ludimilla Oliveira reconhece trabalho do professor Moacir para implantar o curso de Medicina na UFERSA/Foto: Assecom

Em seu discurso, a reitora da UFERSA professora Ludimilla Oliveira, reconheceu o esforço do professor Moacir que foi um dos grandes responsáveis por traçar as primeiras linhas da história do curso de Medicina. “Receba o nosso reconhecimento e gratidão”, agradeceu em público.

Para os novos profissionais médicos, a professora lembrou que “o chamado para a medicina é mesmo que um sacerdócio, divino”. Desejando aos formados amor e dedicação a profissão escolhida, além da gratidão que não deve ser esquecida. “É preciso ter humildade para ter honra e humanidade para seguir a caminhada {…} que haja sempre a rendição da gratidão e da fé”, pontuou. Ao encerrar, a professora fez questão de lembrar aos novos profissionais que além de médicos e médicas, eles são pessoas humanas.

Médicos fazem juramento de Hipócrates/Foto: Assecom

Coube ao formado Asafe Marques Saraíva, a missão de orador da turma concluinte. “Quanto tempo se leva para realizar um sonho? Um sonho desafiador, cheio de felicidades e inseguranças por fazer parte de um curso de medicina?”, questionou o orador ao iniciar o discurso. Para Asafe Marques um curso que reuniu 35 histórias diferentes numa única que é a história da 1ª Turma de Medicina da UFERSA, com uma nova proposta de metodologia de ensino. “A arte de saber, de escutar e de tocar nos foi repassada pelos professores e, a eles, a nossa gratidão”, pontuou. O orador também fez um agradecimento especial à Universidade ao apoio recebidos dos familiares e, a “UFERSA por ter acreditado no curso de Medicina”.

 O juramento de Hipócrates que é específico para os concluintes de Medicina, ao concluinte Alyson Kallel Pereira e, a solicitação da Outorga do Grau de Médico pelo formando Natielly Alexandre Carneiro. Já a homenagem aos pais foi feita pelo concluinte Fausto Marinho de Medeiros.

Para o mossoroense André Alves da Silva Freitas o momento é de orgulho. “Pela minha história junto a minha família, com muitos anos de estudos para cursar medicina e chegar a esse momento é uma glória e uma realização enorme. Sou muito grato a UFERSA por esse momento”, frisou. O jovem médico pretende continuar estudando visando uma residência em cirurgia, juntamente com o trabalho de médico generalista, como plantonistas.

Formado, Dr. Kallel retorna para São Paulo/Foto: Assecom

Já o paulista Alyson Kallel Pereira disse estar voltando para Mairiporã, a cidade natal dele para exercer a profissão de médico. “Esse ano vou trabalhar e para o próximo tentar residência para devolver para sociedade todo o conhecimento recebido”, disse. Sobre a UFERSA, bem como sobre Mossoró, o paulista só leva boas recordações. “Tenho muita gratidão pelas pessoas, fiz grande amizades e que vou levar para sempre em minha vida”, afirmou. Alyson considerou como um grande desafio ter participado da primeira turma de medicina da UFERSA, “Eu sempre enxerguei por parte dos professores, da reitora e toda a Universidade um grande esforço para que fôssemos bem formados, tenho a convicção que estamos saindo como bons médicos. É só gratidão aos professores e colegas”, considerou.

A médica cearense Natielly Alexandre Carneiro ao falar em nome da turma  considerou a formatura como um momento impar, a conclusão de uma trajetória iniciada em 2016, com muitos desafios, uma pandemia, mas que contaram com todo o apoio da Universidade para a conclusão do curso. “Só temos a agradecer a UFERSA e a coordenação do curso que sempre procurou ofertar um ensino de excelência, tendo como comprovação o teste de progresso a qual a turma obteve uma nota excelente”. Agora a jovem médica pretende conciliar o trabalho em hospitais com uma residência em Fortaleza.

Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA
Formatura Medicina UFERSA