Em evento na UFERSA, Justiça Federal estreita parcerias com a Universidade

EAD, Estudante, Eventos, Gestão 25 de maio de 2022. Visualizações: 640. Última modificação: 25/05/2022 11:47:13

Palestra do Corregedor-Regional Desembargador Federal, Dr. Élio Wanderley, foi proferida na noite desta terça-feira, 24, na Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFERSA/Foto: Assecom

“A Justiça Federal: competência, estruturação e o papel da Corregedoria-Regional” foi o tema apresentado pelo desembargador Federal, Dr. Élio Wanderley Siqueira Filho, da 5ª Região do Tribunal Regional Federal – TRF, em palestra proferida na noite desta terça-feira, 24, na Sala dos Conselhos, situada na Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com a participação do Juiz Federal Walter Nunes.

Justiça Federal busca estreitar parcerias com à Universidade/Foto: Assecom

A palestra, que foi transmitida pelo Canal Youtube da UFERSA, teve como objetivo oferecer à comunidade acadêmica, principalmente aos estudantes do Curso de Direito, a oportunidade conhecer e também de atuar na Justiça Federal por meio dos diversos projetos que são desenvolvidos em parceria com as universidades.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=p-syqPF2gC4

A iniciativa partiu do próprio desembargador Élio Wanderley, com intuito de estreitar os laços da Justiça Federal com a Universidade. “Já temos atuações importantes através de estágios nas diversas áreas da justiça, particularmente, na área de conciliação e pensamos também em ampliar com novas parcerias a exemplo da perícia médica e assistência social”, pontuou o desembargador. Dr. Élio crê na possibilidade de ampliar a ação dos estudantes universitários numa prática mais efetiva junto à Justiça Federal.

A ideia do Corregedor é aliar a busca do conhecimento que é obtido por meio da Universidade com uma vivência prática através da atuação dos estudantes universitários na Justiça Federal. Ratificando as palavras do Desembargador-Corregedor, o juiz Walter Nunes reconheceu que a parceria da UFERSA é da mais alta importância, como exemplo de que as instituições públicas precisam dialogar e trabalhar de forma harmônica. “A Justiça Federal precisa das entidades de ensino, fazer parcerias e, particularmente, com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, temos várias iniciativas, com o judiciário sendo campo de experiências para o desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão e também de complementação do ensino”, observou o magistrado.

Entre as ideias para a ampliação de parcerias está, por exemplo, a criação de um curso de graduação em Gestão de Segurança Pública, uma vez que Mossoró é um polo de sistema prisional, sediando, inclusive, uma das cinco Penitenciárias Federais existentes no Brasil. “Precisamos explorar e aproveitar esse ambiente que nós construímos aqui, onde temos profissionais extremamente qualificados e um campo aberto para ser explorado”, adiantou o juiz Walter Nunes. Para o magistrado, o Sistema Penitenciário Federal Brasileiro é muito novo, tendo sido criado em 2006, estando ainda em processo de construção, sendo importante que a experiência seja compartilhada com as entidades de ensino.

Reitora Ludimilla Oliveira diz que a visita mostra a envergadura da UFERSA para o Semiárido/Foto: Assecom

Para o juiz Walter Nunes, o papel do Sistema Penitenciário Federal vai mais além que abrigar os presos perigosos com atuação em organizações criminosas. “A ideia é de criação de um curso piloto de gestão uma vez que temos a expertise prática de como fazer uma gestão penitenciária. E agora temos que cuidar de uma formação acadêmica para qualificar essa gestão”, frisou.

Para a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, a busca da Universidade pela Justiça Federal representa uma expressão de que a UFERSA cresce e tem uma representatividade em nível de conhecimento no campo da academia de um modo geral e que chama a atenção de outras instâncias federais, em especial, da Justiça Federal. “Receber o desembargador corregedor do TRF5 é uma honra para a nossa instituição, uma vez que Dr. Élio Wanderley é uma das maiores autoridades no campo da Justiça Federal, o que mostra a envergadura da nossa Instituição para o Semiárido e a importância da UFERSA para o País”, opinou a reitora.

A UFERSA tem 18 estudantes cursando Licenciatura em Matemática, na modalidade de Educação a Distância – EaD, num projeto pioneiro com a Penitenciária Federal de Mossoró, com perspectiva de se tornar uma política nacional de educação prisional no que concerne o Ensino Superior. “É uma alternativa para uma resposta no que diz respeito à inclusão social de pessoas que estão incluídas no sistema carcerário”, pontuou a reitora.

A professora Ludimilla vê com excelentes perspectivas a ampliação de novas parcerias com a Justiça Federal com a ampliação dessa graduação, bem como a assinatura de novos convênios, inclusive, com o atendimento às demais penitenciárias federais. “A expectativa é para que a UFERSA faça esse acompanhamento acadêmico nas outras unidades federais”, acenou a reitora.

Professor Rodrigo Leite, da UFERSA; os juízes federais Lauro Lôbo, Orlan Donato e Carlos Wagner; a reitora Ludimilla Oliveira; o desembargador corregedor, Élio Wanderley e o juiz Walter Nunes/Foto: Assecom