74ª Reunião Anual da SBPC está com inscrições abertas

Estudante, Eventos 19 de maio de 2022. Visualizações: 697. Última modificação: 19/05/2022 08:56:30

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições abertas. O evento será realizado de 24 a 30 de julho e terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

A realização da 74ª RA na UnB é uma das grandes atividades da universidade, à qual se une a SBPC, para a comemoração de seus 60 anos. O evento é aberto a todos.

Com conferências, mesas-redondas, WEBMinicursos, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “A literatura inspirada em estruturas matemáticas”, “A luta pela opinião no processo de independência”, “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no brasil”, entre outros.

Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão “Darcy Ribeiro e as universidades”, “Doenças raras no Brasil”, “Educação fundamental”, “Antes e o depois da BNCC”, “Inteligência artificial e jornalismo”, entre outros.

“60 anos da UnB e suas lutas”, “O caso Cancelier”, “40 anos do Proantar” são alguns dos temas das sessões especiais.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

O evento se encerra com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Confira a programação neste link e participe!

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.