Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Caraúbas: projeto de extensão beneficia pequenas organizações

Extensão 18 de maio de 2022. Visualizações: 145. Última modificação: 18/05/2022 17:36:05

Uma das alunas participantes do projeto, que teve a edição 2022 finalizada no dia 18 de maio (foto: divulgação)

Padarias, depósitos de construção e clínicas veterinárias estão na lista de organizações beneficiadas pelo projeto de extensão Consultores Universitários, que teve a sua décima segunda edição finalizada no dia 18 de maio no campus de Caraúbas da UFERSA. A iniciativa é da professora Gilmara Elke Duque Dias, que leciona a disciplina de Administração e Empreendedorismo para estudantes do curso Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia.

A proposta do projeto, segundo Gilmara Dias, é oferecer consultorias para otimizar um serviço ou um produto que já está sendo comercializado. Para isso, os alunos se dividem em equipes e escolhem uma organização que desejam auxiliar. “Essa escolha depende do interesse e da disponibilidade dos estudantes”, explica ela. Além de lojas e outros tipos de comércio que funcionam em Caraúbas, algumas organizações localizadas em cidades vizinhas também podem ser atendidas.

“O objetivo é desenvolver e melhorar algumas áreas da organização que estava sendo estudada”, diz Kauan Diniz Pereira, que atuou na edição mais recente do projeto. A equipe dele optou por acompanhar e fazer sugestões para uma empresa de materiais de construção. “Foi desafiador porque nós escolhemos uma loja que fazia parte de uma rede, mas conseguimos desenolver algumas ações corretivas na tentativa de implementar algumas mudanças, tanto junto aos clientes quanto na atuação social da empresa”.

De acordo com a professora Gilmara Dias, que coordena as atividades, uma das grandes vantagens do projeto Consultores Universitários é colocar os estudantes em contato com a sociedade e, ao mesmo tempo, capacitá-los em relação a conteúdos sobre eficácia da gestão organizacional.