Pesquisadores da UFERSA atuam em projeto de cooperação com universidades francesas

Pesquisa, Pós-graduação 6 de maio de 2022. Visualizações: 1019. Última modificação: 06/05/2022 11:06:36

Professor Humberto Dionísio de Andrade esteve na França em abril de 2022 graças a um acordo de cooperação financiado pela FUNCAP (foto: arquivo pessoal)

A UFERSA é uma das instituições participantes de um projeto financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) com o objetivo de aproximar pesquisadores brasileiros e franceses da área de Engenharia Elétrica. O edital 01/2019 – Cooperação Internacional Funcap/INSA Rouen Normandie possibilitou a visita de professores da UFERSA, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) a instituições localizadas na França. “Uma iniciativa como essa projeta a UFERSA nos cenários nacional e internacional, fortalecendo a nossa internacionalização”, diz o professor Humberto Dionísio de Andrade, do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFERSA.

Humberto Dionísio de Andrade (UFERSA), à esquerda, ao lado dos pesquisadores Jarbas Aryel Nunes Silveira e João Cesar Moura Mota (UFC) (foto: arquivo pessoal)

Ele esteve na França entre os dias 16 e 24 de abril para apresentar um projeto que propõe a utilização de novos materiais em antenas de sistemas espaciais. A solução elaborada pelos pesquisadores brasileiros pode ser usada em veículos lançadores de nanosatélites. Humberto Dionísio de Andrade destaca que além da UFERSA, IFCE e UFC, pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) também contribuíram para a elaboração e realização desse trabalho. “Com certeza foi uma oportunidade para já pensarmos em novas cooperações internacionais”, acrescenta o docente, que viajou para a França juntamente com os pesquisadores Jarbas Aryel Nunes Silveira e João Cesar Moura Mota (UFC).

Também participam do projeto de cooperação, representando a UFERSA, os professores Antonio Sergio Sombra, coordenador da proposta de pesquisa; e Idalmir de Souza Queiroz Júnior. De acordo com o professor Humberto Andrade, a viagem à França foi uma oportunidade para apresentar, por meio de palestras, o trabalho desenvolvido no Laboratório de Telecomunicações e Microondas (LABMICRO), coordenado por ele.

Na França, as instituições participantes são: Escola Francesa de Engenheiros (Écoles d’ingénieur-es généralistes); Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Ruen (Institut National des Sciences Appliquées de Rouen); University of Rouen Normandy Mont-Saint-Aignan; e Normandie AeroEspace. Durante a programação de visitas realizadas no mês de abril, foram visitadas as instituições: Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM); Télécom ParisTech (PARISTELECOM); CentraleSupélec (SUPELEC); e a empresa ORANGE.

Em fevereiro de 2022, o professor Antonio Sérgio Sombra, do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFERSA, já havia estado na França para dar início às atividades de cooperação, com visita a algumas das instituições que fazem parte do projeto.