Câmara Municipal de Mossoró promove Sessão Solene pelos 55 Anos da ESAM/UFERSA

Gestão 5 de maio de 2022. Visualizações: 980. Última modificação: 05/05/2022 17:13:47

O vice-reitor, professor Roberto Vieira Pordeus, representou a reitora Ludimilla Oliveira, na Sessão Solene alusiva aos 55 Anos da ESAM/UFERSA/Foto: Assecom

Numa solenidade concorrida, a Câmara Municipal de Mossoró realizou nesta quinta-feira, 05, Sessão Solene em homenagem aos 55 Anos da ESAM/UFERSA. Na ocasião, a Casa Legislativa Mossoroense destacou 23 personalidades que contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento da instituição de ensino superior que tem sede em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. A proposição foi do vereador Professor Francisco Carlos e teve a sessão presidida pelo vereador Lawrence Amorim, presidente da Casa.

Durante a Sessão Solene, os presentes na solenidade tiveram a oportunidade de assistir um vídeo comemorativo aos 55 Anos da ESAM/UFERSA, produzido pela equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A história da Ufersa começa com a Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM), criada pela Prefeitura de Mossoró, através do decreto 03/67, de 18 de abril de 1967, do prefeito Raimundo Soares, e inaugurada a 22 de dezembro do mesmo ano. E que após 38 é transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Confira AQUI o vídeo.

A solenidade foi prestigiada por autoridades políticas, incluindo o ex-governador do Estado, Robinson Faria e, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra que também é servidor da Universidade, além de ex-dirigentes, professores, servidores e estudantes da instituição.

Servidores e professores aposentados também foram homenageados/Foto: Assecom

Ao justificar a homenagem, o vereador professor Francisco Carlos disse que a Câmara Municipal de Mossoró ressaltou o papel relevante da Universidade. “Por ser essa uma instituição que presta serviços à Mossoró, ao Rio Grande do Norte e ao Brasil. Reforço que é importante lembrar a importância que essa instituição oferece”, discursou. O parlamentar também exaltou o corpo de servidores da UFERSA que é responsável pela formação de profissionais espalhados pelo país inteiro. “Aproveito para homenagear professores e servidores ativos e inativos que deram sua contribuição”, ressaltou.

Servidores e professores foram homenageados pelo vereadores/Foto: Assecom

UFERSIANOS – Entre os representantes da universidade presentes na sessão solene, o professor e ex-diretor, Benedito Vasconcelos Mendes que fez um relato da rica história da universidade. “Quando lembro dos fatos ocorridos em todos esses anos, sinto alegria e conforto”, resumiu.  Além de professor, ele também assumiu em diferentes momentos o cargo de diretor substituto, nas ausências do diretor e vice.

O professor Benedito Vasconcelos ressaltou o momento histórico da criação da ESAM, na época encabeçada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA), presidido pelo mossoroense Dix-Huit Rosado. Benedito falou sobre os inúmeros Congressos de projeção nacional e internacional que foram organizados e sediados na ESAM.

Ainda falaram como representantes ou ex-integrantes da Ufersa o servidor Felipe Silva Ribeiro, esse representando os homenageados da solenidade ao lado do prefeito Allyson Bezerra e, o vice-reitor Roberto Vieira Pordeus, que representou a reitora Ludmilla Oliveira. O professor Pordeus fez um breve relato da história, citando que são 38 anos de ESAM e 17 de UFERSA. Destacou a criação de importantes cursos, tais como, Veterinária, Direito, Medicina e as Engenharias. “Hoje a Ufersa dispõe de 42 cursos de graduação e se consolida como uma das principais instituições do país”, disse.  Outro ponto em destaque foi à expansão em diferentes regiões do Rio Grande do Norte: Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas – importante na expansão, permitindo oportunidades para os jovens do semiárido, inclusive, com mestrados e doutorados.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra ressaltou a importância da UFERSA na vida dele, tanto quanto aluno, como profissional. “A Ufersa foi importante e fundamental na mudança em minha vida. Primeiro quando me formei e depois pela alegria de ser aprovado no concurso para me tornar servidor público na instituição”, lembrou. Ele também comentou a oportunidade que recebeu para se tornar o dirigente mais novo do Sindicato dos Servidores e na sequência do projeto que culminou com sua eleição de deputado estadual e prefeito de Mossoró.

SESSÃO SOLENE 55 ANOS ESAM/UFERSA

HOMENAGEADOS

Medalha do Mérito Educacional Professor Solon Moura da CMM.

Nei Maranhão da Silva

Cibele Barbosa de Lima Vasconcelos

Antônio Lucas Filho

George Mendes Ribeiro

Moisés Ozório de Souza Neto

Josiane da Costa e Silva

Carolina Malala Martins Souza

José Anísio Rocha de Araújo

Subênia Karine de Medeiros

Alcindo Gomes de Araújo Filho

Ludmila Carvalho Serafim de Oliveira

Sara Cristina dos Santos Freire

Medalha do Mérito Administrativo Gov. Dix-Sept Rosado da CMM.

Maria do Carmo dos Santos Galdino de Andrade

Ana Maria Borges Soares

Allyson Leandro Bezerra da Silva

Pedro Almeida Duarte

Jorge Ivan Barbosa Menezes Feitosa

Robinson M esquita de Faria

Diploma de Honra ao Mérito Funcionário Público Padrão Regina Maura Saboya da CMM.

Alvanete Freire Pereira

Título de Cidadão Mossoroense

Felipe de Azedo Silva Ribeiro

Jônatas Ponciano de Souza