Programa forma pesquisadores na área de Petróleo

Pesquisa, Pós-graduação 28 de abril de 2022. Visualizações: 604. Última modificação: 28/04/2022 14:44:50

Frederico Ribeiro do Carmo, coordenador; Ruza Gabriela Macedo, pesquisadora visitante; e Luana Nunes Gomes, apoio técnico. PRH55 funciona na UFERSA desde 2019 (foto: Assecom)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é uma das 55 instituições participantes do PRH-ANP, o Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Agência Nacional do Petróleo. A segunda fase do programa teve início em 2019, com um orçamento total estimado em R$ 220 milhões em cinco anos de funcionamento.

Na UFERSA, atualmente, 19 estudantes recebem bolsas mensais para realizar suas pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado. Um dos requisitos para participar do programa é a comprovação do interesse na pesquisa de temas relacionados ao setor de petróleo e gás.

Estudantes bolsistas durante um dos seminários semanais realizados no programa (foto: Assecom)

“O suporte da equipe e o ambiente amigável entre os bolsistas passam segurança e, ao mesmo tempo, fortalecem nossa responsabilidade enquanto pesquisadores”, diz Liherberton Ferreira dos Santos, concludente do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água.

A equipe do PRH55, como é chamado o programa da UFERSA, conta com a coordenação do professor Frederico Ribeiro do Carmo; com a pesquisadora visitante Ruza Gabriela Macedo; e com a servidora técnica-administrativa Luana Nunes Gomes, que ocupa o cargo de apoio técnico.

De acordo com o coordenador, a localização da UFERSA em Mossoró favorece a realização de pesquisas voltadas para o aproveitamento de resíduos gerados em campos maduros – termo que define os locais onde o petróleo é extraído há muitos anos. “Aos poucos começamos a ver que algumas áreas foram ganhando um protagonismo”, diz Frederico Ribeiro do Carmo, que foi o responsável pela elaboração do projeto que resultou na inclusão da UFERSA no programa.

Uma das vantagens da participação no PRH-ANP é o contato permanente dos estudantes com representantes da indústria do petróleo. “Nosso objetivo principal é trabalhar a pesquisa e formar os nossos alunos, sobretudo os de graduação, para o mercado de trabalho”, diz a pesquisadora visitante Ruza Gabriela Macedo, que está à frente da articulação entre a universidade e o setor de petróleo e gás.

Além dos bolsistas e da equipe de gestão do programa, um corpo docente de 24 professores da UFERSA atua na orientação das pesquisa. Anualmente, à medida que os bolsistas concluem seus cursos, novas vagas são ofertadas por meio de uma seleção. No total, a UFERSA irá receber cerca de R$ 5 milhões em investimento nos cinco anos de funcionamento do programa (2019-2024), recurso que é destinado prioritariamente ao pagamento de bolsas.