Projeto de Extensão inicia novas turmas com filhos de servidores da UFERSA

Esporte, Extensão 6 de abril de 2022. Visualizações: 761. Última modificação: 06/04/2022 10:11:07

Projeto começa com natação infantil, mas aos poucos os professores pretendem implantar pólo aquático/Foto: Rachel Amorim

O projeto “Programa de Atividade Aquáticas da UFERSA”, iniciou atividades de novas turmas nesta última terça-feira, dia 5. O principal objetivo é intensificar os esportes aquáticos, começando pela natação infantil. A coordenação é do professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, e conta com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e consultoria do professor do Laboratório de Avaliação e Desempenho Aquático da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Adalberto Veronese. Além de ter o professor Armando Melo Júnior como treinador esportivo.

De acordo com o professor Gustavo, o projeto, que vem sendo desenvolvido na UFERSA desde 2019, é uma ampliação de algo que iniciou com a equipe master de natação. Nesse primeiro momento, a UFERSA iniciou inscrições apenas para as crianças filhas de servidores, professores e técnicos, mas a ideia é ampliar essa atividade também para a comunidade externa.

O Projeto irá começar com a natação, mas aos poucos os professores pretendem envolver também o pólo aquático. No primeiro dia, os professores começaram com uma avaliação inicial dos alunos e nivelamento das turmas, que se dividem entre iniciante, intermediária e avançada.

As aulas acontecem na piscina da UFERSA/Foto: Rachel Amorim

A filha da professora Ana Gabriela, do curso de Licenciatura em Educação no Campo, está na turma intermediária e foi uma das alunas que estiveram presentes na aula inaugural. Ela conta que soube do projeto através de postagem no site oficial da UFERSA e Bia, sua filha, gostou bastante da ideia. “Ela já gostava de natação, já fazia natação antes da pandemia, mas com a pandemia houve todo o afastamento social e ela ficou isolada em casa e acabou perdendo o que ela tinha aprendido antes.”, afirmou.

Além da parte lúdica, o professor Adalberto explica que o Projeto também tem a intenção de encontrar novos talentos do esporte, mostrando que o projeto também tem essa conotação de performance. “Nós vamos descobrindo algumas pessoas que vão se mostrando mais eficientes e começam a aprender bem os nados, e acabam sendo representação dos programas de extensão de ambas as instituições para as competições que acabam acontecendo em nível estadual, regional e até nacional.”, explica Adalberto.

O Projeto de extensão já vem alcançando vários resultados positivos em competições. A mais recente na cerimônia de premiação dos melhores nadadores federados do ano de 2021 que aconteceu em janeiro deste ano. O evento foi organizado pela Federação Aquática Norte-rio-grandense e pelo Complexo Educacional Noilde Ramalho na cidade de Natal. Durante a cerimônia, foram premiados os três melhores atletas de cada categoria, além das três equipes que mais pontuaram durante o Campeonato. A equipe UFERSA/UERN conquistou a terceira colocação geral, tendo sete nadadores premiados individualmente.