Campus de Pau dos Ferros conta com abrigo automatizado para animais

Inovação, Pesquisa 30 de março de 2022. Visualizações: 690. Última modificação: 31/03/2022 14:34:38

Um trabalho de conclusão de curso resultou em um equipamento que beneficia cães e gatos do campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). A pesquisa que resultou no “Alimentador automático para cachorros e gatos em situação de rua na UFERSA” foi feita pelo estudante Dôrico Germano de Sena.

Ele concluiu o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia no campus de Mossoró no semestre 2021.1, e foi orientado pelo professor Francisco Segundo, do curso de Engenharia de Computação do campus de Pau dos Ferros.

“Tivemos algumas reuniões e logo chegamos em uma proposta de fazer algo pelos animais abandonados, até porque esse é um problema bem recorrente em universidades”, explica o estudante.

O professor orientador, Francisco Segundo, também já tinha a intenção de promover uma iniciativa nesta área. “Aqui no campus a gente tem vários animais e eu queria desenvolver algum projeto para eles”, lembra ele, que já planejava construir um espaço automatizado, onde a água e a ração pudessem ser monitorados com facilidade.

Após alguns meses de testes e pesquisas, os dois chegaram a um modelo alimentado por uma placa de energia solar conectada a uma bateria, com uma base de pallets e canos de PVC. Graças ao sistema elétrico desenvolvido, a água é reposta automaticamente mesmo durante a noite e um sinal elétrico é emitido (por meio de uma luz vermelha) quando a ração precisa ser reposta.

Agora, um outro estudante, também orientado pelo professor Segundo, está desenvolvendo uma versão mais moderna do equipamento, que poderá ser conectado à internet.

Depois de concluir o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o estudante Dôrico Germano iniciou uma graduação em Engenharia Elétrica, também na UFERSA.