Núcleo de Contábeis oferece oportunidades para estudantes da UFERSA

Ensino, Extensão, Inovação 23 de março de 2022. Visualizações: 1085. Última modificação: 23/03/2022 17:55:24

Em funcionamento desde 2016, o Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) oferece oportunidade para que alunos de todos os semestres da graduação pratiquem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. “É uma experiência única, que pra mim teve início logo nos primeiros semestres do curso de Ciências Contábeis”, diz a estudante Deusiana Sousa. “Participei de algumas edições do programa Custo do Seu Negócio, voltado para o empreendedorismo e a oferta de consultoria a empresas de Mossoró”, complementa.

A professora Luciana Batista, coordenadora do programa O Custo do Seu Negócio

Kleber Formiga Miranda, coordenador do curso de Ciências Contábeis

O coordenador do curso, professor Kleber Formiga Miranda, diz que a ideia é proporcionar aos alunos vivências práticas em todas as áreas de atuação profissional. “Os alunos têm a possibilidade de atuar em tarefas cotidianas de escritório, porque temos acesso a sistemas que os contadores utilizam rotineiramente, mas também de praticar a profissão em áreas independentemente de estarem envolvidos em um projeto. Temos estagiários e professores que oferecem suporte aos alunos que chegam aqui”.

Um das ações que existe desde o primeiro ano de funcionamento do NPC é o o Custo do Seu Negócio, coordenado pela professora Luciana Batista. Idealizado para funcionar como um projeto de extensão, o trabalho foi transformado em programa no final de 2021, devido ao crescimento no número de alunos envolvidos e no alcance das ações realizadas.

“O projeto começou a ficar pequeno para tantas ideias”, explica a professora, que até o início da pandemia organizava anualmente uma mostra de propostas de negócios elaboradas por estudantes de três semestres letivos diferentes. “A nossa ideia agora é expandir as ações para abranger alunos do primeiro ao quinto período”.

Um resultado prático das atividades foi o lançamento da plataforma Pensar EAD, que oferece cursos preparatórios para o ENEM a um custo reduzido. “Até então nós dependíamos da parceria com empresários para que os alunos pudessem praticar”, destaca Luciana Batista. “Agora não, eles podem praticar dentro de um ambiente real porque têm um negócio pra eles entenderem realmente como funciona”.

Os projetos em funcionamento do NPC contemplam as áreas de atuação do curso de Ciências Contábeis: contabilidade de custo, análise de custo e planejamento estratégico. Além do Custo do Seu Negócio, no ambiente funciona também o projeto Liga de Mercado Financeiro (ou UFERSA3, como é conhecido), que oferece um ambiente de aprendizado atualizado com os sistemas usados por corretoras, contemplando tanto o aprendizado sobre o Mercado quanto o estudo de empresas de capital aberto.

Deusiana Sousa, aluna do curso de Ciências Contábeis da UFERSA

Estudantes bolsistas do NPC

Outra iniciativa é o projeto Regulariza, criado para colocar em dia a situação fiscal das empresas atendidas. Pessoas físicas da comunidade externa também podem se beneficiar do núcleo na hora de declarar o imposto de renda. “Fazemos um treinamento para que nossos alunos atuem no atendimento a pessoas da comunidade com uma única fonte de renda e que precisam de ajuda no momento de fazer a declaração”, diz Kleber Miranda.

Um projeto que também beneficia a comunidade externa é a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. A atividade é coordenada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com diversas instituições parceiras, entre elas a UFERSA.

“O intuito é que as escolas ofereçam conteúdo de qualidade em educação financeira, e nós podemos dar suporte para as que não trabalham esse tema”, explica o coordenador da graduação em Ciências Contábeis. “Outro retorno que observamos é a difusão desse assunto para que ele chegue até as famílias dos estudantes”.

Para os estudantes interessados na área de Auditoria, um projeto em funcionamento no núcleo atende empresas sem fins lucrativos que recebem um processo completo de auditoria gratuitamente. “Aqui a proposta é trazer a auditoria real de uma empresa para que os alunos pratiquem o atendimento”, explica Kleber Miranda.