Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Mestrado em Física lança livro com produtos educacionais das dissertações defendidas no programa

Pós-graduação 16 de março de 2022. Visualizações: 766. Última modificação: 16/03/2022 16:28:56

Estratégias e práticas docentes com produtos educacionais. Este é o titulo do livro que será lançado na próxima sexta-feira, dia 18, em formato remoto pelo google meet. O lançamento será durante uma live com a Aula Inaugural do Mestrado em Física 2022.1, tendo como convidados a professora Iramaia Cabral, coordenadora do MNPEF e, o professor Carlos Alberto dos Santos, da UFERSA.

 A publicação reúne experiências do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo UFERSA. “O livro é fruto dos produtos educacionais desenvolvidos no âmbito das pesquisas das dissertações defendidas pelos alunos do MNPEF /UFERSA”, adianta o professor Rafael Castelo. Os interessados vão poder participar acessando o link: https://meet.google.com/enz-dwpp-jch

 PUBLICAÇÃO – O conteúdo reflete a diversidade de interesses acadêmicos no Polo UFERSA, tanto no que se refere ao campo temático, quanto ao locus de aplicação dos estudos realizados. Da física na prevenção de acidentes de trânsito ao ensino de eletromagnetismo com experiências virtuais. A publicação traz também conceitos que podem ser aplicados do ensino fundamental ao ensino médio, contemplando toda a educação básica.

Há também que se mencionar uma intervenção didática interdisciplinar em bioquímica e termodinâmica, realizada com uma turma de educação de jovens e adultos, e uma proposta de confecção de materiais para o ensino de ondas para alunos com deficiência visual. O cenário temático do livro contempla as tendências atuais do ensino de física no Brasil.

Além de trazer relatos de produtos educacionais com materiais de baixo custo. O livro traz uma proposta de intervenção didática com a utilização de recursos computacionais, e com a utilização da Plataforma Arduino, bem como propostas de unidades de ensino potencialmente significativas.

SERVIÇO:

Links de acesso:

http://www.www1.fisica.org.br/mnpef/livros

https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=150534

Lançamento do livro:
Sexta-feira, 18 de março · 14:00 até 15:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/enz-dwpp-jch