Direito da UFERSA é agraciado com Selo de Qualidade OAB Recomenda

Reconhecimento 16 de março de 2022. Visualizações: 1213. Última modificação: 16/03/2022 21:20:36

A premiação foi idealizada com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento da educação jurídica no Brasil/Foto: Cedida

O Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu nesta quarta-feira, 16, pela segunda vez o Selo de Qualidade OAB Recomenda, já em sua 7ª Edição. O Selo, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, é uma premiação trienal cujos critérios de concessão se baseiam nos índices de desempenho dos discentes dos Cursos de Graduação em Direito no Exame da Ordem (EOAB) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A entrega do prémio na Sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

A premiação foi idealizada com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento da educação jurídica no Brasil, atribuindo esse reconhecimento às instituições de ensino superior que alcançaram no último triênio o padrão de qualidade, de acordo com os critérios da Comissão Especial do Selo pertencente ao Conselho Federal da OAB.

De acordo com os dados do Conselho Federal da OAB sobre o Exame de Ordem realizado em 2021.1, o Curso de Direito da UFERSA obteve o índice geral de aprovação de 41,46%, quase o dobro da média nacional que se aproximou de pouco mais de 21%. Em 2018, o Curso de Graduação em Direito da UFERSA obteve o Conceito 5 (Muito Bom de Qualidade) no ENADE, recebendo a 7ª melhor nota do Brasil, dentre as mais de mil graduações na área.

Selo de Quaidade OAB recomendo/Foto: Cedida

A entrega do Selo de Qualidade da OAB foi entregue a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira e, ao coordenador do Curso, professor Rodrigo Vieira. A Coordenação parabeniza e reconheço o esforço de todas as pessoas que integram o curso de Direito da UFERSA e que contribuem para a manutenção dos patamares de qualidade do Curso que se consolida não apenas como referência regional importante, mas como exemplo nacional. Apenas 192 faculdades de direito no Brasil receberam o Selo.

Ficar entre os dez melhores cursos de Direito do país, ocupando a 9ª colocação, é reflexo do compromisso e trabalho que vem sendo feito pela Universidade. “A Ufersa já vinha se destacando com este curso em outras avaliações positivas Recebeu em outubro, por exemplo, o resultado da avaliação do Guia da Faculdade 2021, projeto fruto da parceria entre a Quero Educação e o Jornal Estado de São Paulo (Estadão). O curso recebeu 4 estrelas do Guia”, destaca o professor Rodrigo Vieira. Outro ponto é que o curso tem apenas 12 anos.

“Atribuímos o êxito a este trabalho continuado. É um projeto colaborativo tanto do corpo docente quanto discente”, acredita o professor. Em relação ao corpo docente, podemos destacar alguns pontos relevantes como, por exemplo, o perfil do corpo docente formado por 93% dos professores com dedicação exclusiva, o que significa que todos atuam integralmente ao curso. Isso significa mais tempo para o ensino, às atividades de extensão e pesquisa da universidade.

“87% dos nossos docentes têm doutorado e 75% dos mestres estão em processo de doutoramento. Isso muito se deve também a uma política da própria instituição. Isso fez com que o curso se verticalizasse também, com dois cursos de pós-graduação lato sensu e demos início ao mestrado acadêmico em Direito. Em nível discente, temos uma elevada concorrência e procura de pessoas de várias regiões”, destaca o coordenador do curso.

Os grupos de pesquisa também vêm se destacando no cenário nacional, como em Direito Constitucional, História do Direito, a relação do Direito com as novas tecnologias na sociedade da informação, as pesquisas relativas ao perfil dos profissionais da área jurídica, entre outros. Outro ponto é que o curso de Direito incentiva a extensão, iniciativas dentro do curso que extrapolam os muros da universidade  e que procuram esta relação entre sociedade e Ufersa, como exemplo, o Centro de Referência em Direitos Humanos, que acompanha casos de violação e as revistas jurídicas existentes no curso.