Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA discute Projeto de Extensão voltado para o bem estar animal em Angicos

Extensão, Saúde 21 de fevereiro de 2022. Visualizações: 1204. Última modificação: 21/02/2022 14:44:38

Reunião para discutir Projeto voltado para o bem estar animal contou com a participação de integrantes da UFERSA e da Prefeitura de Angicos/Foto: Cedida

Para viabilizar o Projeto de Extensão Controle Populacional e Proteção de Cães e Gatos como Medida de Saúde e Bem Estar da População do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Extensão de Extensão e Cultura (PROEC), busca parcerias institucionais. A ideia é trabalhar com as prefeituras municipais. Na semana passada, os idealizadores do projeto se reuniram com a equipe da Prefeitura de Angicos, cidade onde se localiza um dos campi da UFERSA.

Durante o encontro foi discutido os termos gerais de uma parceria entre o município de Angicos e a UFERSA para castração de cães e gatos como medida para controle populacional dos animais de rua e controle de endemias na cidade.

Animais abandonados na rua é um problema de saúde publica, gerando diversas consequências, há doenças que podem ser transmitidas para o ser humano e levar até a morte. Um trabalho de sensibilização com a sociedade e as autoridades precisa ser desenvolvido. Além do abandono dos animais, outro fator que acontecendo é os maus tratos que também é necessário combater. Esses foram algumas das justificativas apresentadas para a iniciativa proposta pela Universidade

Em Angicos a Prefeitura já tem buscado atuar no controle de zoonoses e se empenhado para que não ocorra o aumento populacional de animais abandonados na rua. Ao fechar a parceria com a UFERSA, a gestão municipal pretende castrar os animais e desenvolver ações educativas para que a população se sensibilize de que abandonar animais é crime e adotem os animais castrados pelo projeto de extensão. A prefeitura de Angicos fornecerá os insumos para que as castrações ocorram e a universidade disponibilizara a mão de obra para o desenvolvimento das ações.

O projeto tem a coordenação da professora Nilza Dutra, do curso de Medicina Veterinária, com vasta experiência com esse tipo de trabalho. Ela acredita que ampliar essa ação de controle da população animal vai trazer benefícios para a população, cumprindo assim o papel da extensão universitária.

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, professor Paulo Gustavo relata que a PROEC apoiará o projeto de controle populacional de animais nos quatro campi da UFERSA. “Uma ação como essa é importante para prover a saúde pública dentro da instituição e na circunvizinhança. Essa semana ocorrerá à primeira reunião em Pau dos Ferros e Caraúbas para tratar da execução das atividades de castração na cidade”, afirmou. O professor também ressaltou a importância de haver ações educativas para sensibilizar a população que não deve abandonar animais na rua.

O prefeito de Angicos, Pinheiro Neto, também destacou a importância da iniciativa por afetar diretamente a saúde das pessoas. “A gestão municipal tem atuado buscando concretizar a parceria com a UFERSA e não medirá esforços para que diminua efetivamente o número de animais abandonados nas ruas da cidade”, frisou ao se comprometer com o projeto da Universidade.

Marcaram presença na reunião a equipe da UFERSA composta pelos professores: Paulo Gustavo da Silva, Nilza Dutra Alves, Mara Betânia Jales dos Santos, Josivan Barbosa Menezes Feitoza, Samuel Oliveira de Azevedo, e o servidor José Anjo da Silva Júnior. Já pelo poder municipal, o prefeito de Angicos, Miguel Pinheiro Neto; a primeira dama Sheilla Verde; a secretária de saúde, Jacaúna Lopes; o coordenador de Endemias, Rhodolpho Araújo e, o veterinário Cleber Gadelha.