Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura é inaugurado na Ufersa

Gestão, Pesquisa 24 de janeiro de 2022. Visualizações: 1158. Última modificação: 24/01/2022 11:40:42

Prédio vai servir como apoio administrativo e financeiro, além de ser eixo de pesquisas na área da apicultura da Universidade/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido inaugurou na última sexta-feira, dia 21, o Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura – NCTA. O prédio vai servir como apoio administrativo e financeiro, além de ser eixo de pesquisas na área da apicultura da universidade. A solenidade de abertura aconteceu na Fazenda Experimental da Ufersa, onde o NCTA está localizado.

O Núcleo foi idealizado inicialmente na gestão do professor Josivan Barbosa e as obras começaram na gestão do professor José Arimateira de Matos. A reitora, professora Ludmilla Oliveira expressa sua felicidade e responsabilidade em estar concretizando esse projeto. “Nós estamos hoje na nossa gestão inaugurando o trabalho de duas gestões e dando não só a continuidade, mas também assumindo o compromisso de ampliar, de fazer com que a atividade da apicultura venha continuar sendo fortalecida, e tendo o reconhecimento que ela precisa ter em nível nacional e internacional”, explica a reitora.

Reitora enalteceu importância do Núcleo/Foto: Eduardo Mendonça

A Coordenação do NCTA é de responsabilidade da professora doutora Kátia Gramacho. Segundo ela, esse é apenas o início de um longo trabalho. “A sensação é de alegria e dever cumprido, porque a gente cria metas da construção e de elaboração, e a sensação também de ansiedade porque a partir de agora a gente vai trabalhar muito mais”, coloca a professora Kátia. Ela acrescenta que um dos principais objetivos do Núcleo é em relação à capacitação de novos apicultores.

O espaço físico conta com bloco didático, voltado a cursos, pesquisas, serviços de extensão, capacitações, orientações e assistência técnica. O NCTA também funcionará como um núcleo avançado de pesquisa e difusão de tecnologia na área de apicultura da Ufersa, acolhendo estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Herica Terturlino está no pós-doutorado pesquisando sobre a Bioclimatologia Aplicada a Abelhas, e é uma entre vários pesquisadores que vão usufruir do espaço. “O Núcleo é um marco, hoje é apenas a inauguração do centro, mas são atividades que já estavam acontecendo, são atividades de pesquisa, isso envolve estudantes de graduação, de mestrado, doutorado e pós-doutorado. E com esse núcleo agora vão ter diversas capacitações para apicultores, ou seja, não é só a ciência, mas também um trabalho de extensão que alcança apicultores, que alcança a sociedade em geral”, explica Herica.

Professora Kátia Gramacho, coordenadora do NCTA/Foto: Eduardo Mendonça

José Ari Maia Filho é apicultor, extensionista rural da Ufersa e Presidente da Associação dos Apicultores do Alto Oeste. Ele foi representar sua classe, e conta que acompanhou a construção do NCTA desde o início. No seu ponto de vista, o Núcleo vai ser uma revolução. “Tenho certeza que com o passar o tempo, nós vamos ter outra realidade no Rio Grande do Norte após isso aqui”. O apicultor também fala sobre suas expectativas em relação ao Núcleo. “Eu acho muito importante que esse centro trabalhe o melhoramento genético das nossas abelhas. (…) A gente já faz o processo natural, mas o trabalho do melhoramento genético feito em laboratório é bem mais eficiente”.

Esse é apenas um dos diversos projetos que a Ufersa irá realizar durante o ano de 2022, além de continuar ampliando a fortalecendo as ações já existentes. “A ideia é que em todos os campi da universidade, inclusive os novos campi, que estão trabalhando para serem criados, já venham ter conhecimento, que o semiárido procure a Fazenda Experimental para que a gente tenha esse local como referência de trabalho”, finaliza a reitora Ludmilla Oliveira.

Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA
Inauguração do NCTA