Professor da Ufersa publica livro sobre conflitos trabalhistas na Era Vargas

Pesquisa, Publicações 18 de janeiro de 2022. Visualizações: 544. Última modificação: 18/01/2022 11:50:01

O professor doutor do curso de Direito da Ufersa e do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/Ufersa), Rafael Lamera Giesta Cabral, acaba de lançar a obra “Trabalhadores Indesejáveis: a trajetória de mineiros no Conselho Nacional do Trabalho na Era Vargas (1934 – 1938)”. O livro teve sua publicação financiada pela  Ufersa, por meio do Edital de Primeiros Projetos de Pesquisa, lançado em 2018, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg).

A obra fala sobre um conflito trabalhista entre trabalhadores de uma mina de carvão em Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul, contra seus empregadores no Conselho Nacional do Trabalho. O caso ocorreu em 1934, período em que os trabalhadores e as organizações protetivas ao trabalho, como os sindicatos, se organizaram frente à nova legislação social produzida pelo governo de Getúlio Vargas.

A pesquisa foi articulada a partir dos campos da História do Direito e da História Social do Trabalho, fruto da tese de doutorado em Direito, de autoria do professor Rafael, na Universidade de Brasília (UnB), sob a supervisão do professor Cristiano Paixão. De acordo com o autor, a obra se mostra relevante, pois coloca em destaque o protagonismo de trabalhadores frente ao Estado regulador que, como consequência, impõe aos empregadores limites (mas também resistências e ajustes) dentro de uma aprendizagem social que o direito organizou na sociedade.

O livro já está em pré-venda e poderá ser adquirido na Livraria da Editora 7 Letras, com promoção até 31/01 pelo site: https://7letras.com.br/livro/trabalhadores-indesejaveis/