Três projetos da Ufersa são aprovados pelo Edital Universal do CNPq

Pesquisa 17 de janeiro de 2022. Visualizações: 987. Última modificação: 19/01/2022 09:53:39

Três projetos de pesquisadores da Ufersa foram aprovados no Edital 18/2021 – UNIVERSAL do CNPq, que apoia projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

O primeiro projeto, aprovado pela Profa. Dra. Lindomar Maria Silveira, tem objetivo de obter linhagens de linhagens avançadas de melão, melancia e abóbora resistentes a estresses bióticos e abióticos e com elevada qualidade nutricional. As cucurbitáceas, em especial o melão, tem uma grande importâcia, econômica para o Semiárido. A UFERSA possui germoplasmas das três espécies citadas e vem desenvolvendo trabalhos de melhoramento com cucurbitáceas em parcerias com instituições nacionais e internacionais, em especial a Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha.  Espera-se gerar linhagens de resistentes ao oídio, raça 3.5 e a mosca minadora, principal praga da cultura. Para a melancia, a meta é avançar linhagens resistentes aos vírus PRSV-W, WMV e ZYMV e oídio. As abóboras serão selecionadas para resistência a patógenos de solo visando desenvolver porta-enxertos para melão e melancia, bem como para uso direto. Também serão selecionados genótipos com elevado teor de carotenoides, particularmente beta caroteno. Os projetos aprovados estão relacionados aos programas de Fitotecnia e Manejo de Solo e Água.

O segundo projeto, aprovado pelo professor Dr. Napiê Galvê, é intitulado “Impactos sociais e econômicos da desigualdade de gênero” e objetiva discutir, a nível internacional e sob perspectiva de gênero, as relações entre educação das mulheres, trabalho feminino e economia dos países. O professor Napiê ressalta que o projeto aprovado foi fruto da dissertação da discente Daniele França do Mestrado Profissional em Administração Pública, sob a sua orientação e coorientação do Prof. Dr. Leonardo Rocha, ambos os professores do PROFIAP/UFERSA. A dissertação foi composta por três ensaios: i) o primeiro mede a relação entre o trabalho infantil feminino e a evasão na educação básica; ii) o segundo mensura o impacto da força de trabalho feminina no crescimento econômico; iii) o terceiro investiga o efeito dos anos de escolaridade das mulheres sobre o nível de desemprego feminino. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Serão utilizados dados secundários da base de pesquisa internacional Quality of Government Institute (QoG) e a análise ocorrerá por meio de métodos estatísticos e econométricos.

O terceiro projeto, intitulado “Lagos artificiais: efeitos ecológicos na regulação do clima e na produção de alimentos”, conta com pesquisadores da UFJV, UERJ, UFSC, INPE, FIPERJ e UFERSA, representada pelo Prof. Dr. Gustavo Henrique Gonzaga da Silva. O projeto será coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Roland da UFJF. Segundo o Professor Gustavo Silva, o projeto tem como missão ampliar uma rede de pesquisadores que estuda lagos artificiais no Brasil, visando a cooperação entre instituições brasileiras, dos EUA e da Europa. As principais metas são: (1) realizar um programa amostral em lagos artificiais localizados em um grande espectro espacial no Brasil, visando estudar os estoques e processos de ciclagem de nutrientes, com foco inicial na qualidade da água e emissão de gases do efeito estufa; (2) avaliar parâmetros ecológicos controladores da produção aquícola em lagos artificiais; (3) localizar e mapear lagos artificiais, principalmente de pequeno porte e (4) estudar efeito da sustentabilidade hídrica de lagos artificiais. Especificamente sob a coordenação do professor Gustavo Silva, serão desenvolvidos pesquisas para avaliarem a ciclagem de nutrientes e o fluxo de gases em lagos artificiais destinados à produção de organismos aquáticos, avaliando os aspectos relacionados à dinâmica de fluxos de gases do efeito estufa em sistemas aquícolas desenvolvidos em reservatórios e em viveiros no semiárido brasileiro; quantificação das taxas de sedimentação de nutrientes e material particulado em reservatórios de piscicultura e  eutrofização (estoques de nitrogênio e fósforo) em sistemas aquícolas. Os recursos obtidos com o desenvolvimento do projeto auxiliarão no desenvolvimento de teses e dissertações vinculadas ao Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal, Ecologia e Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Professora Lindomar Maria Silveira
Professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva