Três novos docentes da Ufersa são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq

Pesquisa 21 de dezembro de 2021. Visualizações: 1303. Última modificação: 21/12/2021 10:31:20

Com os novos docentes a Universidade Federal Rural do Semi-Árido passa a conta com 12 pesquisadores com Bolsas de Produtividade do CNPq/Foto: Arquivo/Assecom

Prof. Dorgival Jr

Profa. Alexsandra Pereira

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Chamada Pública 04/2021. Três novos docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estão na relação de contemplados, além de outros nove professores que renovaram a bolsa.

Os professores Alexsandra Fernandes Pereira, Dorgival Morais de Lima Junior e Leiva Casemiro Oliveira são os novos pesquisadores contemplados. No mesmo edital, os professores Clodomiro Alves Júnior, Edna Maria Mendes Aroucha, Elton Lúcio de Araujo, Glauber Henrique de Sousa Nunes, Humberto Dionísio de Andrade, Gustavo Henrique Gonzaga da Silva,  Leonardo Andrade Rocha, Rafael Rodolfo de Melo e Vander Mendonça tiveram suas bolsas renovadas.

Prof. Leiva Cassimiro

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Glauber Henrique de Sousa Nunes, o resultado “evidencia a dedicação dos nossos docentes e a maior qualificação das pesquisas realizadas na Ufersa para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. Além disso, o resultado impacta positivamente nos programas de  Programas de Pós-Graduação uma vez que o número de bolsistas de produtividade é um critério relevante na avaliação quadrienal da Capes”.

As bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.