Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professor da Ufersa recebe menção honrosa por sua tese no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Pesquisa, Reconhecimento 29 de novembro de 2021. Visualizações: 1266. Última modificação: 30/11/2021 10:10:04

Professor Kleber Tavares Fernandes (Ufersa) recebe menção honrosa por sua tese no Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Imagem: Cedida.

A tese intitulada “Game criativo: desenvolvendo habilidades de pensamento computacional, leitura e escrita através da criação de jogos”, de autoria de Kleber Tavares Fernandes, professor da Ufersa, Campus Angicos, recebeu a Menção Honrosa do Concurso de Teses e Dissertações do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O trabalho foi realizado durante o doutorado do docente realizado no curso de Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e orientado pelos professores Eduardo Aranha e Márcia Lucena. Acesse aqui a tese.

“Estou muito feliz por receber a Menção Honrosa do Concurso de Teses e Dissertações do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Meu trabalho está entre as 7 melhores Teses de Doutorado em Informática na Educação do país. O único do Nordeste! Fico orgulhoso com os resultados da minha pesquisa, que além dos desafios inerentes ao tema, foi realizada em meio a uma pandemia. Essa premiação me motiva ainda mais a continuar seguindo o caminho da pesquisa e da docência. Quero agradecer à Deus; aos orientadores Eduardo e Márcia; aos gestores, professoras e alunos do 5º ano (2020) do ensino fundamental do NEI-CaP/UFRN e à minha família”, comemorou o docente. Assista aqui a premiação.

O Game Criativo é uma abordagem que propõe a especificação e criação de jogos digitais a partir de textos produzidos pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional, de leitura e de escrita em sala de aula. A partir deste contexto, o trabalho do professor Kleber contribui na área da formação das crianças (ensino fundamental) ao propor uma abordagem que favorece o desenvolvimento da produção textual (língua portuguesa)e do pensamento computacional; auxilia na formação inicial e continuada de profissionais que podem utilizar o Game Criativo como uma estratégia de ensino e aprendizagem; colabora para melhoria dos índices avaliativos da língua portuguesa por favorecer o desenvolvimento das habilidades de escrita;  contribui na área do ensino da computação quando propomos uma abordagem para desenvolvimento de jogos; auxilia na adoção da aprendizagem baseada em jogos; assim como ajuda no despertar do interesse pela área da computação. Diversos artigos são oriundos desta pesquisa, incluindo revisões sistemáticas da literatura.

Sobre o CBIE – O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como objetivo geral promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais do Brasil sejam superados. O CBIE funciona como um fórum para debater e propor avanços e soluções na área de Informática na Educação, visando ao desenvolvimento da educação em todos os seus níveis, com o apoio de diferentes tecnologias.